Capivari

Saae busca recurso para implantação do sistema de desidratação de lodo na ETA II

José Luiz Cabral, superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari e o prefeito, Rodrigo Abdala Proença (Foto: Divulgação/Saae)

A busca por soluções economicamente viáveis e ambientalmente vantajosas para o tratamento e disposição final de lodos de ETA’s continuam sendo um desafio no Brasil. Pensando nisso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Capivari protocolou junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), solicitação de recurso para a implantação do sistema de desidratação do lodo da Estação de Tratamento de Água II “Mozart do Prado”, localizada na avenida Ênio Pires de Camargo.

O recurso solicitado foi avaliado em R$ 2,7 milhões, incluindo a contrapartida do Saae, no valor de R$ 423 mil.

Segundo o diretor de Qualidade e Meio Ambiente da autarquia, Caio Kerches, o sistema de reaproveitamento das águas da lavagem dos filtros e decantadores será composto por tanque de equalização e decantação, estação elevatória de recirculação das águas, estação elevatória de lodo e o sistema de desidratação do lodo.

A ETA II está em operação desde 1992 e o processo de tratamento empregado é o convencional, compreendendo a floculação, a decantação, a filtração, a desinfecção final por reação junto aos produtos químicos.

Atualmente, as águas de lavagem dos filtros e decantadores são descartadas nos corpos d’água. Segundo o químico responsável pelas ETAs, Odesio de Jesus Ferraz, com a implantação do sistema de desidratação do lodo será possível recuperar a água empregada na lavagem dos filtros fazendo com que a mesma retorne ao processo de tratamento, com isso, toda a água retirada dos corpos d’água, não retornarão mais para o rio.

Com a implantação deste sistema o Saae estará atendendo as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que não permite mais o lançamento direto de águas de lavagem dos filtros e decantadores nos corpos d’água da bacia do rio Capivari. “Estamos ansiosos aguardando a aprovação final de mais este importante recurso”, afirma o superintendente da autarquia, José Luiz Cabral.

Para o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, o Saae é uma potência para o desenvolvimento econômico e ambiental de Capivari. “Acompanho de perto o trabalho desenvolvido por toda a equipe na busca por novos investimentos para aprimorarmos cada vez mais o saneamento básico e, consequentemente a qualidade de vida de todos os capivarianos”, ressalta.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?