CapivariNotícias

Saae distribui material educativo nas escolas da rede municipal e realiza plantio de mudas

Dez mil DVDs foram distribuídos para crianças do ensino fundamental

Aluno observa um dos dez mil DVDs entregues (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Marcando o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou, na segunda-feira, 24, a entrega de dez mil DVDs com conteúdo educativo nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O material tem duração de dez minutos e mostra como o Saae realiza a captação, o tratamento e a distribuição da água na cidade. As imagens que ilustram o vídeo foram gravadas nas nascentes e represas do município e nas duas Estações de Tratamento de Água.

O vídeo detalha também como funciona a captação e o tratamento da água por meio dos poços artesianos espalhados pela cidade.

Para o superintendente do Saae, José Luiz Cabral, o DVD tem o objetivo de “induzir as crianças ao uso correto da água e mostrar a elas a importância da sua preservação para a qualidade de vida”. “Precisamos criar um novo conceito sobre o uso da água e as crianças são a fonte dessa nova consciência”, observa Cabral.

O calendário hidrográfico aponta que o período dedicado às chuvas é de outubro a março e o de estiagem é de abril a setembro, portanto, o país vive, atualmente, um momento forte de estiagem. Este também é um dos fatores pelo qual a autarquia iniciou a campanha do Uso Racional da Água.

No DVD, as crianças conferem ainda dicas de como utilizar a água corretamente e colaborar com a preservação deste recurso natural tão importante para a vida.

Lorena explica como plantar (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Plantio

A Diretoria de Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) comemoraram o Dia Mundial da Água, 22 de março, com a plantação de 100 mudas nativas na Área de Preservação Permanente (APP) no antigo clube do servidor.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente, Lorena Quadros, foram plantadas diversas espécies de mudas nativas como, embaúva, ximbó, pau-formiga, aroeira-salsa, guapuruvu e oiti.

Segundo a legislação, as APPs são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico da fauna e da flora, protegendo o solo e assegurando o bem estar das populações humanas.

“A participação dos voluntários é de extrema importância, pois além de participar ativamente da recuperação de uma área, compreendem durante a experiência a complicação das interações ambientais, a importância da qualidade de vida da preservação ambiental e os cuidados com todo e qualquer ambiente em que vivemos”, defende Lorena.

Ainda segundo a legislação, a quantidade e qualidade da água disponíveis em corpos d’água estão diretamente relacionadas com a recuperação e preservação destas áreas, pois elas garantem a recarga dos lençóis freáticos, servem como barreira física para os resíduos e ainda impedem a erosão das margens e o assoreamento dos rios, dentre outras funções.

O plantio contou com a ajuda de um voluntário especial, Amós Jordan de Oliveira, de 10 anos. “Gostei muito de plantar, vou contar para todos os meus amigos e chamar eles para os novos plantios” disse.

A Diretoria de Meio Ambiente realiza diversos plantios e eles estão previstos para acontecer durante todo o ano, sendo que, em algumas datas, será feito o convite para que mais voluntários possam participar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?