CapivariNotícias

Saae institui tarifa social regularizada pela Ares PCJ

16/06/2014

Saae institui tarifa social regularizada pela Ares PCJ

Aposentados, pensionistas, idosos, pessoas com deficiência e cidadãos de baixa renda serão beneficiados
Sistema foi atualizado com novas válvulas (Foto: Divulgação/Saae)
Sistema foi atualizado com novas válvulas (Foto: Divulgação/Saae)

CAPIVARI – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por meio da Agência Reguladora Ares PCJ, discutiu a Lei nº 4343/2013 e instituiu a tarifa social de Água e Esgoto em Capivari, que beneficiará aposentados, pensionistas, idosos, pessoas com deficiência e cidadãos de baixa renda, com a redução no valor cobrado pelos serviços de saneamento.

O superintendente do Saae, José Luiz Cabral, explica que a tarifa social começa a valer a partir deste mês. “O desconto só será concedido mediante laudo técnico da assistente social do Saae que comprove a concessão do benefício”, diz.

Segundo a assistente social Joseane Diogo, “o desconto concedido aos que se encaixam na tarifa social é de 50% na faixa de consumo de até 20 metros cúbicos e a atualização cadastral deverá ser realizada anualmente no mês de dezembro, sob a pena de cancelamento do benefício”.

Joseane explica que “no caso de atraso do pagamento de três faturas consecutivas ou cinco alternadas, após ter sido formalmente notificado o benefício poderá ser cancelado, podendo ocorrer o recadastramento somente depois de um ano do cancelamento”.

A agência reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares PCJ) realizou audiência pública em abril, na Câmara de Capivari.

Troca de válvulas na ETA I

O Saae de Capivari realizou na quarta-feira, 11, a troca de duas importantes válvulas na Estação de Tratamento de Água (ETA I), no bairro Estação.

Uma das válvulas que foi trocada é a de retenção utilizada para permitir o fluxo da água em uma direção e bloqueá-la na direção contrária. Este equipamento permite também limitar a pressão no circuito ou em parte dele, além de proteger o sistema e os diversos equipamentos que o compõe contra sobrecargas.

A outra válvula que foi substituída é a de alívio, mais conhecida como válvula de segurança, utilizada para proteger equipamentos e instalações industriais contra pressão da água, vapor, gases, fluídos viscosos e produtos químicos em geral, além de combater o golpe de aríete.

Golpe de aríete

Segundo o diretor operacional do Saae, Marcus Cardoso, o golpe de aríete trata-se de uma forte trepidação que acomete o sistema hidráulico sempre que uma saída é fechada.

Ele explica que “quando uma saída é aberta, a água corre pela tubulação e sai do sistema. Assim que se fecha a saída e o fluxo é interrompido, a água tende a refluir para dentro dos tubos. Quando esse refluxo é muito violento, ocorre o golpe de aríete e, com essa válvula de alívio, é uma ação pró-ativa para prevenir que isso aconteça com a nossa rede de água”, diz.

O Saae investiu cerca de R$ 10,5 mil com equipamentos e mão de obra, pois a autarquia contratou uma empresa especializada para realizar a troca das válvulas na estação de tratamento. Para o superintendente, José Luiz Cabral, “esta troca faz parte de ações pró-ativas que garantem a qualidade e a durabilidade dos equipamentos, bem como transtornos e eventuais danos”.

Válvula era utilizada 24 horas por dia há 45 anos (Foto: Divulgação/Saae)
Válvula antiga era utilizada 24 horas por dia há 45 anos (Foto: Divulgação/Saae)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?