CapivariNotícias

Saae reajusta tarifas de água e esgoto em 10,67%

11/03/2016

Saae reajusta tarifas de água e esgoto em 10,67%

Segundo autarquia, valores reajustados ainda continuam menores do que outras cidades da região
agua-potavel
Imagem: Reprodução/Internet

CAPIVARI | O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Capivari solicitou o reajuste anual das tarifas de água e esgoto para a Agência Reguladora Ares PCJ – que entraram em vigor já neste mês de março, com pagamento programado para abril de 2016.
Segundo o superintendente, José Luiz Cabral, a solicitação foi necessária devido ao aumento nos principais insumos do Saae, sendo produtos químicos para o tratamento da água e do esgoto que são cotados em dólar, tubos e conexões, combustível, além das nove obras que estão em andamento na cidade para melhorar a qualidade da água distribuída e aumentar a capacidade de tratamento do esgoto doméstico nas estações. “Todos os investimentos que estão sendo realizados livram o Saae de elevadas multas pelo não cumprimento do Plano de Bacias PCJ, cuja obras deverão estar prontas até 2020. Essas multas, com certeza, estão superiores a R$ 1 milhão por ano, pois o não cumprimento resultará em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema)”, explica.
A agência autorizou o reajuste em 10,67% nas tarifas praticadas em Capivari, percentual este que representa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado em 2015, com a justificativa de garantir a sustentabilidade econômica, a longevidade na prestação dos serviços e na busca constante pela modicidade tarifária, exigidas na Lei Federal 11.445 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
“Convém destacar que o Saae está investindo mais de R$ 40 milhões em saneamento básico, sendo que aproximadamente 10% estará contido na tarifa e os outros 90% são recursos conquistados a fundo perdido”, informa o superintendente.
Cabral explica ainda que, mesmo com as modicidades tarifárias, os preços cobrados em Capivari continuam menores do que outras autarquias da região, conforme mostra a tabela abaixo:

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?