Capivari

Saae reinicia troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso

01/12/2017

Saae reinicia troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso

Hidrômetros com mais de cinco anos de uso, quebrados, embaçados ou danificados, serão trocados gratuitamente (Foto: Divulgação/Saae)

CAPIVARI | O hidrômetro, também conhecido como relógio é um equipamento que apura o consumo da água, nele há um contador que registra a quantidade que passou pelo medidor.

Dando continuidade ao projeto de Controle de Perdas de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), reiniciou no mês de novembro, a troca de hidrômetros que se encontram com mais de cinco anos de uso, quebrados, embaçados ou danificados.

Segundo o superintende José Luiz Cabral, a substituição por um novo aparelho é feito para que a cobrança venha a ser efetuada pelo valor justo do volume consumido de água. “Quando o tempo de vida do equipamento é excedido é indispensável à troca para a medição correta do consumo porque o equipamento perde sua confiabilidade, podendo medir consumo maior ou menor”, ressalta.

Um dos objetivos da troca dos hidrômetros é conscientizar a população do consumo adequado da água, porque com a verificação correta o munícipe não será induzido ao consumo desnecessário, visando assim o uso racional da água.

A equipe que realiza a troca do equipamento trabalha com uniformes padronizados, crachá de identificação e veículos oficiais com a logomarca do Saae Capivari.

A troca do hidrômetro obedece normas técnicas e portarias dos órgãos responsáveis e está de acordo com a NBR 246/00 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?