CapivariNotíciasRafard

Sábado é dia de mutirão de combate à dengue em Rafard

19/02/2016

Sábado é dia de mutirão de combate à dengue em Rafard

Ação vai mobilizar a população durante a manhã do dia 20

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Rafard
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Rafard registrou mais de 150 casos de dengue em 2015, número considerado elevado para a cidade. Para conscientizar a população e evitar uma nova epidemia, a Prefeitura, em conjunto com a Câmara Municipal e o Rotary Club, organiza o 1º Mutirão de Combate à Dengue, movimento agendado para este sábado, 20, a partir das 7h.
Os participantes se concentrarão em frente à Câmara para uma rápida capacitação, com as principais informações sobre o que deve ser feito durante o dia. A partir das 8h, todos, de camiseta branca e com bottons impressos com o slogan da campanha, iniciam o mutirão. Carros de som acompanham a caminhada para informar sobre a ação.
A cidade foi dividida em nove setores, com um líder responsável para cada setor. O intuito é abranger o maior número de residências possíveis, facilitando o trabalho dos colaboradores, que farão visitas casa a casa, sempre com a permissão do morador. Os munícipes serão orientados sobre os possíveis criadouros do Aedes aegytpti, como proceder em tais situações e o que fazer para evitar o proliferamento do mosquito. Em casos de água parada e objetos inutilizáveis, o morador será aconselhado a jogá-los. Para os objetos, a Prefeitura levará sacos de lixos até as residências e, posteriormente, o caminhão fará a coleta.
Pessoas que já contraíram o vírus serão de extrema importância na campanha, para relatar a experiência e conscientizar os moradores a fazer a sua parte na prevenção. Durante as visitas, cada líder preencherá uma ficha, anotando os locais denunciados ou onde forem encontrados focos. Tudo isso servirá de arquivo e auxílio para futuras visitas da Vigilância Sanitária, que, por sua vez, fará um estudo minucioso.
Panfletos, faixas (colocadas nas ruas), distribuição de canecas nas escolas, além de atividades pedagógicas relacionadas à conscientização, campanhas nas rádios e jornais e redes sociais, auxiliam na divulgação das ações de combate.

Capivari
Na vizinha Terra de Poertas, a Força Tarefa esteve no bairro Castelani, no sábado, 13. A equipe da Prefeitura percorreu mais de 850 residências, fiscalizando e orientando a população sobre os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes Aegypti, bem como oferecendo informações dos sintomas da dengue, chikungunya e zika. Durante a semana, restos de poda de árvores e capinação de terrenos e móveis velhos foram recolhidos no bairro.
“O que estamos acompanhando nestes sábados é a preocupação das pessoas em não deixar água parada. Percebemos que a população está mais consciente e muitos já cobram a Força Tarefa em seu bairro. Mas mesmo assim é importante nos mantermos atentos e não deixar água acumulada”, ressalta o prefeito de Capivari, Rodrigo Abdala Proença (PSDB).
Neste sábado, 20, o mutirão intitulado de ‘Xô Dengue’ passa pelos bairros São Pedro e Ribeirão.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Rafard
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?