Geral

Sabedoria de Gandhi VIII

denizart fonseca colunista
Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário (Foto: Arquivo)

Não vi o citado texto, com a opinião do grande Swami, as temo que a correspondente o haja citado corretamente, Minha opinião é bem conhecida.

Não considero comer carne necessária a nenhum estágio nosso, nem sob qualquer clima onde possa um ser humano viver normalmente. Sustento que a alimentação carnívora é inadequada à nossa espécie. Erramos quando imitamos os animais inferiores, se somos superiores a eles. Ensina-nos a experiência que a alimentação animal é imprópria aos que desejam dominar suas paixões.

Mas é errado subestimar a importância da alimentação na formação do caráter ou na subjugação do sexo. A dieta é poderoso fator que não deve ser desprezado. Mas reduzir a religião apenas a abstinência, como hoje ainda é feito na Índia, é tão errado quanto menosprezar qualquer abstenção alimentar e dar rédeas soltas ao apetite. O vegetarianismo é um dos mais preciosos dons do hinduísmo, pode não ter sido deixado alegremente, mas é necessário, no entanto, corrigir o erro de que o vegetarianismo nos enfraquece mental e materialmente ou nos torna passivos ou inertes na ação.

Os maiores reformadores hindus foram os mais ativos de suas gerações e invariavelmente foram vegetarianos, mas meu correspondente não deve aceitar-me como autoridade para ele. A escolha da dieta não é coisa que se fundamente na fé, é coisa para ser raciocinada pelo próprio. Tem aparecido, sobretudo no ocidente, numerosas obras sobre o vegetarianismo, que os pesquisadores da Verdade podem estudar com proveito e muitos eminentes médicos. Contribuíram para essa literatura. Aqui, na Índia, não precisamos de nenhum encorajamento para essa prática, pois até agora foi aceita como a mais, desejável e respeitável sistema.

Todavia todos os que, como o correspondente, se sentem chocados podem estudar o crescente movimento ocidental em favor do vegetarianismo.

Educação religiosa

Outro dia, um amigo missionário perguntou-me porque, se a Índia era realmente um país espiritualmente adiantado, ele só encontrara poucos estudantes possuidores de algum conhecimento de sua própria religião.

Não proponha aceitar, no momento, porque alguns estudantes não conhecem sua própria religião, não seja um país espiritualmente avançado, além de dizer que a ignorância por parte desses estudantes, de livros religiosos, não significa necessariamente de ausência e vida religiosa ou carência de religião entre o povo a que pertencem os estudantes, mas não há duvidas de que a maioria deles que passam pelas instituições do Governo, são destituídos de qualquer instrução religiosa.

A observação do missionário refere-se aos estudantes de Mysore, e aflige-me observar que seus estudantes não recebem nas Escolas Estaduais, instruções religiosas. (Segue)

Cidadania

Água

Pague sua conta em dia. Para que o Sistema de Água e Esgoto não “quebre”, precisa de providências urgentes da Prefeitura e da população. Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Curiosamente é a mesma composição do planeta Terra.

Um kg de agrotóxicos é o suficiente para contaminar 1 bilhão de litros do precioso líquido e mais de 25% da população do mundo não tem acesso à água potável. O consumo de água dobrou violentamente nos últimos 20 anos. Para produzir a energia elétrica de um banho de 15 minutos, são necessários 8800 litros de água das Usinas Hidroelétricas.

Estamos insistindo para que nossos concidadãos participem ativamente desta “Campanha pela, para economia da água”. É isso.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?