CapivariEsportesMombucaNotíciasRafardRegião

Saiba como desenvolver a memória com atividades interessantes

31/10/2016

Saiba como desenvolver a memória com atividades interessantes

Foto: Divulgação/DoctorBerger
Foto: Divulgação/DoctorBerger

Pode parecer complicado e entediante, mas é possível trabalhar a memória por meio de opções de lazer bem interessantes. E desenvolver essa parte do cérebro não é só para pessoas que já apresentam sinais de falha ou quem está com a idade avançada. Da criança ao idoso, sempre é bom exercitar a mente de maneira saudável e o que não faltam são alternativas para tal.
Alguns aplicativos disponíveis na internet são muito bons para aqueles indivíduos que estão com problemas de memória e que já afetam a rotina, com esquecimentos básicos como não lembrar onde colocou a chave do carro há cinco minutos, por exemplo. Dentre as principais causas, dormir mal é um grande motivo para o déficit de memória. Além disso, a falta de sono também propicia falta de atenção e diminui o tempo de reação.
Em São Paulo, o problema do sono é maior do que a média e isso preocupa. De acordo com estudo feito pela UNIFESP, oito a cada dez paulistanos apresentam algum tipo de distúrbio do sono, como apneia, bruxismo e insônia. Correria cada vez maior da rotina que acaba influenciando negativamente na memória.
Algumas pessoas usam demais medicamentos para a melhora da memoria, mas um relatório feito pela Academia de Ciências Médicas de Londres, alerta sobre o perigo disso. O ¨Aderal¨, medicamento que auxilia na melhora da concentração, pode causar ataque cardíaco. O ¨Aniracetam¨ auxilia a memória, mas seus efeitos colaterais geram ansiedade e insônia.
Os jogos tradicionais são alternativas envolventes para o cérebro. É comprovado pela medicina que jogar baralho é uma atividade que pode ajudar na memória e raciocínio lógico. É uma prática bem interessante e fácil de aprender, e com muitas variações que tornam o baralho uma saída bacana. Algo parecido acontece com as atividades no tabuleiro, como xadrez e dama. Além de ser divertido, eles também promovem interação social. Exercícios que ajudam o cérebro a cumprir tarefas básicas da rotina, e que algumas vezes podem passar despercebida.
No jogo eletrônico, é comprovado que o videogame aumenta a massa cinzenta do cérebro — setor que é responsável pela memória, controle dos músculos, linguagem e percepção sensorial.
Ter uma alimentação saudável auxilia a atividade cerebral. Alimentos que contêm ômega 3 propiciam melhor comunicação entre os neurônios, melhoram a capacidade de concentração, memória e novas formas de aprender. As melhores fontes de Ômega 3 estão nos peixes de água salgada e algumas sementes.
Com cada vez mais pessoas sem tempo na correria da rotina, é comum a população recorrer aos fast foods. Esses alimentos são ricos em sódio e gordura, principalmente. Um estudo feito pela Goldsmiths College, da Universidade de Londres, revelou que crianças que consomem esse tipo de alimentação de forma exagerada têm maior chance de desenvolver QI menor.
O exercício físico, praticado de forma regular, também é grande estimulador para a nossa atividade mental. Atividades básicas como caminhada, corrida leve e bicicleta são de fácil acesso para a população e auxiliam para diminuir o estresse, tão comum em São Paulo, onde 37% das pessoas declaram que sofrem com esse problema. Além disso, o alto nível de estresse pode acarretar na diminuição da produção de neurotransmissores, o que acaba afetando diretamente a memória.
As opções para quem quer ter uma memória e saúde mental equilibradas são amplas e sem grandes complicações. Basta ter força de vontade e empenho. Afinal, tudo que é relacionado a memória é um assunto de suma importância e que não dá para deixar em segundo plano. Vale lembrar que se você mora numa grande metrópole e/ou tem uma rotina agitada é preciso ter atenção redobrada.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?