DicasEsportes

Saiba quando começam as Olimpíadas 2021 em Tóquio e onde assistir

De quatro em quatro anos, milhares entre os melhores atletas de dezenas de modalidades esportivas se reúnem em uma única cidade para entregar o máximo da emoção do esporte nas Olimpíadas. No ano passado, deveríamos ter celebrado essa emoção mais uma vez, com as Olimpíadas de Tóquio — mas, como você já deve ter visto em vários lugares, elas tiveram que ser adiadas por conta da pandemia de covid-19.

Mais de um ano depois da data prevista inicialmente, as Olimpíadas de Tóquio finalmente vão acontecer, entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 — embora, oficialmente, o evento ainda seja chamado de “Tokyo 2020” pela organização. Serão necessárias muitas mudanças para evitar o contágio por covid-19, que ainda é um temor: haverá menos pessoas na torcida (e só japoneses poderão assistir aos jogos), os atletas não poderão aglomerar na Vila Olímpica ou em qualquer lugar e, se houver suspeitas de covid, há um centro especializado na Vila.

Mas uma coisa não mudará nessas Olimpíadas, mesmo com a pandemia: as emoções que só o esporte é capaz de trazer para quem assiste às competições. Sendo assim, se você não quer perder nenhum lance, saiba onde assistir às Olimpíadas de 2021 em Tóquio.

Onde assistir às Olimpíadas de 2021 em Tóquio na TV?

Assim como em outras edições, o Grupo Globo adquiriu os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos — o acordo da emissora com o Comitê Olímpico Internacional vale até 2032.

Sendo assim, será possível assistir aos eventos e partidas mais importantes na televisão aberta pela Rede Globo e às outras competições nos quatro canais do SporTV, na TV paga. A Rede Globo ainda não divulgou sua programação completa para o período — mas, como a maioria dos eventos das Olimpíadas de Tóquio vai acontecer nas madrugadas do Brasil, por conta da diferença de 12 horas no fuso horário, acreditamos que muita coisa irá passar na TV aberta mesmo. Contudo, a TV fechada naturalmente vai oferecer mais opções, já que muitas partidas simultâneas poderão ser transmitidas em canais diferentes.

Nesse sentido, a BandSports fechou um acordo com o Grupo Globo para passar 12 horas de programação das Olimpíadas também na TV por assinatura. A promessa da emissora é falar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 24 horas por dia — já que também haverá outras 12 horas de programas de mesa-redonda e cobertura jornalística. Por conta disso, a BandSports terá sinal aberto para todos os assinantes das operadoras Sky, Claro e Vivo.

A BandSports está investindo pesado na cobertura das Olimpíadas de 2021 em Tóquio, com jornalistas conhecidos como Glenda Kozlowski e Álvaro José, além de vários ex-atletas, como as gêmeas Bia e Branca (dos saltos ornamentais) e o jogador de vôlei Marcelo Negrão. Já na Globo e no SporTV, um dos destaques é o programa diário para revisar os principais assuntos do dia, com o apresentador Marcelo Barreto e o técnico de vôlei Bernardinho.

De acordo com o portal UOL, o Grupo Globo enviará apenas 50 profissionais a Tóquio, por conta da pandemia de covid-19 — uma equipe bem menor do que em outros anos. O resto dos profissionais vai participar da cobertura em estúdios virtuais, no Brasil mesmo.

Onde assistir às Olimpíadas de Tóquio 2021 pela internet?

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Globo, 70% dos consumidores acreditam que vão acompanhar mais as Olimpíadas de Tóquio 2021 do que as outras edições, já que estão trabalhando de casa. Boa parte desse público pretende ver as competições no celular ou computador, via streaming.

Pensando nisso, o serviço de streaming Globoplay está preparando um canal especial sobre as Olimpíadas de Tóquio para seus assinantes, transmitindo várias competições ao vivo. Já o NOW, serviço de streaming gratuito para assinantes Claro, permite assistir aos canais SporTV e BandSports ao vivo pelo site ou aplicativo.

Quando começam as Olimpíadas de 2021 em Tóquio?

Algo que os fãs de esportes precisam ficar atentos é que, por conta do fuso 12 horas a frente do Horário de Brasília, a maioria dos eventos das Olimpíadas de Tóquio 2021 acontecerão nas madrugadas e manhãs aqui do Brasil. A cerimônia de abertura, por exemplo, deve ocorrer às 20 horas do Japão, 8 horas da manhã de 23 de julho, sexta-feira, por aqui. A festa deve durar cerca de três horas — até as 11 da manhã, portanto.

Antes disso, já no dia 21 de julho (quarta-feira) será possível assistir às primeiras partidas de softball (versão feminina do baseball), modalidade que estreia em Olimpíadas nos Jogos de Tóquio 2021. As partidas começarão às 21 horas (nove da manhã no Japão). Já as medalhas devem começar a ser distribuídas no sábado, em modalidades como tiro com arco, esgrima, ciclismo e judô. Vale a pena ficar ligado na TV a partir da madrugada de sexta, 23 de julho!

As finais dos esportes coletivos, como o futebol e o vôlei, ficam para o último final de semana das Olimpíadas de Tóquio 2021, já no início de agosto. O futebol masculino terá a disputa das medalhas de ouro às 8h30 da manhã de sábado (20h30 no Japão), enquanto as finais do vôlei acontecem à 1h30 da manhã, nas madrugadas sexta para sábado e de sábado para domingo.

O encerramento dos jogos acontece na noite de domingo, 08 de agosto, no Japão, com o início da cerimônia acontecendo às oito da manhã, por aqui. Ao todo, serão mais de 330 eventos em 33 modalidades diferentes — ou seja, muita competição para acompanhar! As Paralimpíadas de Tóquio 2021, para pessoas com deficiência, acontecem de 24 de agosto a 5 de setembro.

Se você ainda não possui um pacote de TV por assinatura para assistir às Olimpíadas de 2021 em Tóquio, ainda dá tempo de acessar o Portal de Planos e adquirir o serviço. Assim, você não perde nenhum detalhe do maior evento esportivo do mundo. Se você pretende curtir os Jogos Olímpicos pelo streaming, é bom turbinar seu plano de internet — algo que você também pode fazer pelo Portal de Planos. Acesse e confira todas as opções!

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?