CapivariDestaques

Santa Casa recebe tomógrafo de última geração

Equipamento tem alta qualidade de imagem e capacidade para atender pacientes obesos, de até 200kg

A diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Capivari e o governo municipal anunciaram na tarde desta terça-feira (21), a aquisição de um tomógrafo de última geração. O equipamento, da marca Imex Medical Group – modelo Imagine Plus, vai atender os pacientes nos exames ortopédicos, neurológicos, urológicos e vasculares.

O prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, o vice, Bruno Barnabé, o diretor financeiro da Santa Casa, Ademar Kerches, a Secretária de Saúde, Vladia Guimarães e o diretor administrativo do hospital, Valter Albuquerque, se reuniram com a imprensa para explicar os benefícios da nova aquisição.

Segundo Riccomini, o tomógrafo antigo estava há mais de 10 anos em uso na Santa Casa e já foi adquirido usado. “Era útil, mas não era preciso, vivia em manutenção, o paciente não poderia pesar mais de 100kg e não era todo tipo de exame ele fazia”, explicou o chefe do Executivo.

tomografo-santa-casa-capivari
Novo tomógrafo deve entrar em funcionamento no mês de julho (Foto: Túlio Darros)

O tomógrafo começou a ser instalado na segunda-feira (20), e deve entrar em uso daqui a 10 dias, depois de finalizada a instalação e calibragem. Com tecnologia de ponta, o aparelho é equipado com dois monitores de 19 polegadas, tecnologia artificial, que viabiliza o processo de captação de resultados dos exames e comporta pacientes de até 200 quilos.

Hoje, a Santa Casa de Misericórdia de Capivari atende pacientes do município e também de Rafard, Elias Fausto e Mombuca. “São quase 100 mil moradores destes municípios que serão beneficiados diretamente. A conquista tem uma importância significativa para a região”, disse Vitão Riccomini.

O diretor financeiro da Santa Casa revelou que o técnico era chamado mensalmente para fazer algum tipo de conserto no tomógrafo antigo. Além disso, só existiam 2 aparelhos desse modelo em funcionamento em todo o Estado de São Paulo. “Isso demonstra o quanto estava defasado. Esse novo tomógrafo traz segurança para os médicos e funcionários que terão um diagnóstico mais preciso do que o paciente tem hoje”, comemora Ademar Kerches.

tomografo-santa-casa-capivari-2
Anúncio do equipamento foi feito na tarde desta terça-feira (21), em coletiva a imprensa (Foto: Túlio Darros)

De acordo com Riccomini, o tomógrafo custa de R$ 1,5 milhão e foi adquirido através de convênio com o Governo do Estado. A adequação do espaço também envolveu recursos próprios.

Para Valter Albuquerque, haverá um ganho muito grande na qualidade na imagem, na velocidade em que os exames serão feitos e na assertividade do diagnóstico. Hoje, a Santa Casa recebe cerca de 8 mil pacientes por mês.

A equipe da Santa Casa e do governo municipal revelou durante a coletiva que no segundo semestre, deve reformar o centro cirúrgico e equipar ainda mais o hospital. “Nosso governo já investiu mais de R$ 10 milhões nesse um ano e meio de gestão. Fico feliz de saber que os recursos estão sendo investidos no bem maior, que é a saúde da população”, pontuou o vice-prefeito, Bruno Barnabé.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?