Opinião

Santo Antônio

13/06/2014

Santo Antônio

Padre Antônio Carlos D’Elboux é pároco de Rafard (Foto: Arquivo pessoal)
Padre Antônio Carlos D’Elboux é pároco de Rafard (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Padre Antônio Carlos D’Elboux

Celebramos hoje a festa de Santo Antônio. O santo é sempre celebrado no dia de seu falecimento, que coincide na data em que ele vai para junto de Deus no céu. Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal) e seu nome era Fernando. Faleceu no dia 13 de junho de 1231, no Convento das Clarissas de Arcella, próximo à Pádua, onde ele vivia. Inicialmente ele foi padre agostiniano, em Lisboa e depois em Coimbra, mas impressionado pelo martírio de alguns franciscanos no Marrocos se tornou franciscano, quando recebeu o nome de Antônio, e quis ele também ser missionário no Marrocos.

Quando no Marrocos, foi acometido de uma grave doença que o obrigou a voltar, mas uma forte tempestade arrastou o barco até as costas da Sicília, de onde foi até Assis, onde conheceu São Francisco e participou do Capítulo da Ordem. Foi em Forli que seus dotes intelectuais se revelaram quando teve que pregar em uma Primeira Missa, iniciando pregações em toda a Lombardia. Por ordem de São Francisco foi professor dos franciscanos em Bolonha e depois na França, em Toulouse, Montpellier e Limoges. Foi Provincial na Romagna e em seguida dedicou-se à pregação, residindo em Pádua.

Santo Antônio em vida era reconhecido como santo pelas pessoas, pois Deus realizou através dele muitos milagres. Quando ele morreu, sem ninguém ter dado notícia alguma, as crianças de Pádua começaram a correr pela cidade dizendo que o Santo tinha morrido. Foi canonizado muito rápido, em 30 de maio do ano seguinte, pelo Papa Gregório IX, em Spoleto. Até hoje se pode ver sua língua, exposta na Capela das Relíquias na Basílica de Santo Antônio, em Pádua. Em 16 de janeiro de 1946, o Papa Pio XII o proclamou Doutor da Igreja.

Deixando a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes no próximo dia 17 e reconhecendo a importância da comunicação, registro meus agradecimentos ao Túlio e à equipe do Jornal O Semanário pela oportunidade que me deram em me comunicar semanalmente através deste jornal. Igualmente agradeço ao Chico Rebete, ao Natan e equipe da Rádio R pelo espaço concedido no qual pude me comunicar com os ouvintes de Rafard e Capivari. Agradeço também ao Nelsinho Quagliato, ao Guto, secretário da Paróquia, e aos Coroinhas pela colaboração no preparo e na distribuição do Paróquia Informa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?