CapivariDestaquesNotícias

Saúde de Capivari alerta para a prevenção da Febre Maculosa

Saúde de Capivari alerta para a prevenção da Febre Maculosa
As placas foram colocadas em pontos onde pode haver a presença de carrapato estrela (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Foram colocadas placas de identificação nas áreas públicas consideradas de risco, onde pode haver o carrapato estrela, pela circulação de capivaras e cavalos.

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a colocação de placas informativas nas áreas de circulação de capivaras e cavalos, na última segunda-feira, 17, alertando a população para a possível presença de carrapato estrela nestes locais, que pode transmitir a Febre Maculosa.

A transmissão acontece por meio da picada do carrapato estrela contaminado com a bactéria Rickettsia ricckettsii. Para que a infecção possa acontecer é necessário o contato com o corpo humano de no mínimo seis horas.

O período de incubação da doença, desde a picada até o aparecimento dos primeiros sinais pode variar de dois a 14 dias, dependendo de cada pessoa. É importante dar início ao tratamento o quanto antes, pois a doença pode levar à morte.

Sintomas

– Febre acima de 39 graus e calafrios;
– Dor de cabeça intensa;
– Conjuntivite;
– Náuseas e vômitos;
– Diarreia e dor abdominal;
– Dor muscular constante;
– Insônia e dificuldade para descansar;
– Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
– Gangrena nos dedos e orelhas;
– Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória;

Os sintomas da Febre Maculosa podem ser difíceis de se identificar e em caso de suspeita, o recomendado é procurar atendimento médico o quanto antes. É muito importante relatar ao médico se houve contato com o carrapato estrela.

De acordo com o Ministério da Saúde, a partir da suspeita médica da bactéria, causadora da Febre Maculosa, o tratamento com antibióticos deve ser iniciado imediatamente, não se devendo esperar a confirmação laboratorial do caso. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de cura e menores as possibilidades de complicações ou morte.

Vale reforçar que, sempre que possível, deve-se evitar andar em locais com grama ou vegetação alta.

Todas as informações sobre a doença estão disponíveis no site do Ministério da Saúde, no link http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-maculosa.

Em Capivari, o telefone de contato da Vigilância Sanitária é o (19) 3492-7368.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?