DestaquesNotíciasRafard

Saúde de Rafard convoca população para imunização contra o Sarampo

Saúde de Rafard convoca população para imunização contra o Sarampo
Foto ilustrativa

A diretoria de Saúde de Rafard está orientando a população a atualizar a caderneta de vacinação. A preocupação principal é quanto a imunização contra o Sarampo.

Tomar a vacina SCR (que previne as doenças de Sarampo, Caxumba e Rubéola), é a única maneira de combater o contágio da doença.

Segundo a diretoria de Saúde, a vacina é aplicada por meio de injeção subcutânea e não deve ser tomada por gestantes e pessoas com a imunidade reduzida ou comprometida.

“Quem teve caso diagnosticado de Sarampo, com total certeza do diagnóstico, não precisa tomar a vacina. Todo caso suspeito da doença precisa ser avaliado por um médico e notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica”, explica o setor.

Por ser uma doença infecciosa aguda e contagiosa, transmitida por meio de secreções que são expelidas ao tossir, espirrar ou até mesmo falar, o Sarampo requer muita atenção.

Os primeiros sintomas são: febre acima de 38,5 graus e manchas avermelhadas pela pele, que começam pelo rosto e atrás da orelha e, em seguida, se espalham pelo corpo.

Em média os primeiros sintomas aparecem após 10 ou 12 dias do contato com o vírus.

Quem deve tomar a vacina?

– Crianças – 1ª dose: aos 12 meses;

– 2ª dose: 15 meses;

– Até os 29 anos: duas doses

– Dos 30 aos 49 anos: dose única

Onde posso ser imunizado?

As vacinas estão sendo aplicadas na Unidade Básica de Rafard (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Segundo a Vigilância Sanitária, até o momento, Rafard não registra casos suspeitos, tampouco confirmados de Sarampo.

Saiba mais

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?