Opinião

Saúde – Horário de verão afeta relógio biológico

O horário de verão começa no próximo domingo, dia 20 de outubro. Com a mudança, os relógios devem ser adiantados em uma hora nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também do Distrito Federal. A medida segue até dia 16 de setembro.
Com o objetivo de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, quando os dias são mais longos, a mudança costuma provocar desequilíbrio no relógio biológico e grande parte da população encontra dificuldades para se adaptar. A adaptação costuma levar de três a sete dias.
A mudança no horário de dormir e acordar pode provocar vários transtornos, como falta de concentração, irritabilidade e até dor de cabeça.
Os riscos de acidente de trânsito também aumentam, já que as pessoas que acordam cedo podem ter sonolência ao dirigir, principalmente nos primeiros dias da mudança. Para o motorista que se sente sonolento ou irritado, a recomendação é evitar dirigir por muito tempo, principalmente para quem pega longas estradas.
Como os dias ficam mais longos e escurece mais tarde, as pessoas costumam ficar mais cansadas. Durante o horário de verão acabam prolongando suas atividades diárias sem perceber e quando se dão conta já está quase na hora de dormir. Parte da população quer aproveitar a luz natural e esquece de descansar, acaba dormindo muito tarde.
Para amenizar os efeitos no organismo provocados pela alteração, o ideal é ir para a cama uma hora mais cedo ou adiantar em 15 minutos o horário de dormir durante alguns dias antes da mudança para se adaptar.
As atividades físicas também são aliadas do sono, desde que realizadas com moderação e até duas horas antes de dormir. Quanto à alimentação, a dica é evitar café, chá preto, refrigerante, chocolate e demais produtos que contenham cafeína.
No jantar, a recomendação é consumir alimentos leves e um leite morno antes de dormir pode ajudar. Também é preciso evitar televisão e computador pouco antes de ir para a cama.

Por: Shigueo Yonekura, especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba. www.institutodosono.com.br

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?