Capivari

Saúde Mental de Capivari passa por avaliação

Considerando a importância dos serviços prestados pelos CAPS de Capivari (II e ad), a Secretária da Saúde, Sueli Aparecida Valarine Battagin, solicitou às psicólogas Rita de Cássia Mattar e Marli Lunezo Guimarães de Oliveira uma avaliação dos serviços prestados e do grau de satisfação dos funcionário destas duas unidades.
Foi então realizada uma pesquisa, nos meses de setembro e outubro de 2012, com o objetivo de avaliar as condições organizacionais, o atendimento aos usuários e a satisfação de quem trabalha neste locais.
Sabe-se que o trabalho de assistência em saúde, especialmente em Saúde Mental, implica primeiramente no bem estar físico, psíquico e social daqueles que cuidam do outro.
No caso dos usuários de Caps II e de Caps ad, a realidade de suas vidas é permeada por grande sofrimento psíquico e requerem constantemente apoio, assistência e reavaliações periódicas.
Dadas as características dos problemas apresentados pelos usuários, seu tratamento é multifatorial, complexo e longo, tornando, muitas vezes, o trabalho de quem os assiste frustante devido a recaídas em sua saúde e retrocesso em sua vida.
Os resultados mostraram que embora ainda apresentem algumas questões que podem ser melhoradas, tanto o Caps II quanto o Caps ad vem cumprindo um importante papel na promoção da saúde mental de seus usuários. Neste ponto, a cidade de Capivari vem se destacando até mesmo em relação a municípios maiores.
As sugestões fornecidas pelos trabalhadores dos Caps (AD e II) e levantadas por esta pesquisa, poderão futuramente ser implantadas com o objetivo de otimizar tais serviços, fundamentais para melhorar a qualidade de vida tanto de seus funcionários quanto de seus usuários.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?