CapivariDestaquesNotícias

Saúde orienta moradores a se imunizar contra o sarampo

Saúde orienta moradores a se imunizar contra o sarampo
Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

A secretaria de Saúde está orientando a população a atualizar a caderneta de vacinação, e se imunizar contra o Sarampo. A vacina SCR, previne as doenças de sarampo, caxumba e rubéola, e é a única maneira de combate ao contágio pela doença.

A vacina é aplicada por meio de injeção subcutânea, e não deve ser tomada por gestantes e pessoas com a imunidade reduzida ou comprometida.

De acordo com a secretaria de Saúde, quem teve caso diagnosticado de sarampo, com total certeza do diagnóstico, não precisa tomar a vacina. Todo caso suspeito de sarampo precisa ser avaliado por um médico e notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica.

“É fundamental tomar a vacina, não somente esta contra o sarampo, mas estar sempre em dia com todas as vacinas, pois muitas doenças que já estavam erradicadas só voltam a circular no meio de nós devido a estas falhas na imunização, de pessoas que não procuram o atendimento e fazem o vírus circular”, diz Simoni Pacheco, diretora de Vigilância em Saúde.

Quem deve se vacinar

Crianças – Primeira dose aos 12 meses; Segunda dose aos 15 meses;

Até os 29 anos – duas doses (para aqueles que nunca tomaram a vacina);

Dos 30 aos 49 anos – dose única (para aqueles que nunca tomaram a vacina).

Onde se vacinar

A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde e no CEAMC.

O atendimento está sendo realizado durante a semana, das 8h às 16h (exceto no CEAMC) e o munícipe deve procurar o posto de saúde mais próximo com a Carteira de Vacinação em mãos.

No CEAMC, a vacinação acontece durante a semana das 7h às 11h30 e, das 13h às 16h.

Saúde orienta moradores a se imunizar contra o sarampo
Foto ilustrativa

A doença

O sarampo é transmitido por vírus, uma doença infecciosa aguda e contagiosa, que pode ser transmitida por meio de secreções que são expelidas ao tossir, espirrar ou até mesmo falar.

Estão entre os primeiros sintomas: febre acima de 38,5 graus, manchas avermelhadas pela pele, que começam pelo rosto e atrás da orelha e em seguida, se espalham pelo corpo.

Em média os primeiros sintomas aparecem após 10 ou 12 dias do contato com o vírus.

Casos confirmados

Até 12 de julho deste ano, no Brasil, foram registrados 426 casos de sarampo confirmados. Deste total, 350 em São Paulo, 53 no Pará, 11 no Rio de Janeiro, 4 em Minas Gerais, 4 no Amazonas, 3 em Santa Catarina e 1 em Roraima.

Dos casos em São Paulo: São Paulo (273), Santos (21), Guarulhos (12), Santo André (10), São Bernardo do Campo (8), São Caetano do Sul (8), Mauá (3), Pindamonhangaba (2), Ribeirão Preto (2), Sorocaba (2) e nove casos distribuídos em Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Osasco, Rio Grande da Serra, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté.

Capivari

Até o momento, Capivari não registra casos suspeitos, tampouco confirmados de sarampo. No entanto, para que o vírus não volte a circular é preciso que a população esteja vacinada, principalmente se for viajar para áreas de risco. A vacina deve ser tomada com até 15 dias de antecedência, tempo necessário para estar imune.

Uma pessoa infectada pode transmitir rapidamente a doença a até 18 pessoas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?