CapivariDestaques

Saúde orienta sobre eliminação de criadouros do mosquito da dengue

Na campanha Xô Dengue, foram entregues aos munícipes informativos sobre como proceder para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Capivari não teve nenhum caso confirmado de dengue em 2018. Para que isso continue, a Secretaria da Saúde, por meio da coordenadoria de combate a zoonoses, ratifica a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor desta doença e também da chikungunya e do vírus zika. O verão, iniciado em dezembro de 2018, tem como característica a maior probabilidade de chuvas, portanto, é necessário se atentar para que não haja acúmulo de água parada em recipientes, uma vez que eles podem servir para procriação do mosquito.

Conforme o coordenador de combate a zoonoses de Capivari, Luiz Antônio Torres, a eliminação de criadouros do Aedes aegypti deve ser constante. “Não é porque conseguimos zerar o número de casos da doença no município que devemos parar com os cuidados. Aliás, se nem um caso de dengue foi confirmado em 2018 é porque, de fato, o poder público e a sociedade se uniram antes nesta causa”, comentou. E acrescentou. “Até 80% dos mosquitos se proliferam nas residências, então é preciso ficar atento, também, no acúmulo de reciclável, pneus e na piscina plástica, que muitas vezes fica esquecida na residência. A limpeza e vigilância deve ser feita pelo menos uma vez por semana nas casas, tanto na área interna quanto externa”, orienta.

Desde 2016, o número de notificações de dengue diminui em Capivari. Foi em 2016, inclusive, que o prefeito Rodrigo Proença optou por cancelar o Carnaval da cidade – e em 2017 e 2018 também -, para investir o dinheiro a ser destinado para a festividade na Saúde, principalmente em ações de combate à dengue. Entre os trabalhos realizados pela Pasta com o intuito de eliminar criadouros do Aedes Aegypti estão vistorias em pontos estratégicos, visitas domiciliares e levantamento periódico da densidade larvaria, a ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que possibilita parâmetro de como o município está em relação à infestação do mosquito. Ainda em 2016, foi lançada a campanha de conscientização para eliminação do Aedes “Xô Dengue – Capivari não pode ficar parada, nem a água”, divulgando quais cuidados devem ser tomados para evitar acúmulo de água e consequente proliferação do Aedes.

“Um trabalho intenso no sentido de conscientizarmos a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito da dengue foi feito. Quando cancelamos o Carnaval em 2016, a cidade entendeu a medida e a partir de então só temos bons resultados”, afirma o prefeito.

De acordo com o coordenador de combate a zoonoses de Capivari, para evitar criadouros do mosquito da dengue é necessário:
Área interna de casas e apartamentos:
– Manter calhas sempre limpas;
– Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Manter lixeiras bem tampadas;
– Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;
– Eliminar pratos de vasos de plantas;
– Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Tampar tonéis e caixas d’água

Área externa de casas e condomínios:
– Limpar ralos e canaletas externas;
– Cobrir e fazer manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Deixar bem esticadas lonas usadas para cobrir objetos, evitando o acúmulo de água
– Não jogar lixo em terrenos vazios e áreas verdes

 

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?