Leondenis Vendramim

Saúde? Por que se preocupar?

leondenis vendramim colunista
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Lembra-se dos seus 16 anos? Lembro-me dos meus: às 7 horas, aulas, 12h, almoço, 15h exercícios físicos na escola, voltava a pé 3 km para treinar futebol (3 vezes por semana), 20h treino de vôlei ou bola ao cesto, 22h, repouso.

Nos intervalos ou nos dias sem esportes ajudava em casa. Ô vida boa! Naquele tempo, em 1952 não sabíamos o que era droga, a não ser o tabaco e a bebida alcoólica, mas eu não bebia, nem fumava. Cansaço? Nenhum.

Havia muitos pomares e muitas frutas, verduras, ovos, leite de cabra, melado, mel, tudo integral, vinha do quintal e das fazendas. Resultado muita disposição e saúde. Hoje tenho quase 85 anos e gozo de boa saúde e sou o mais novo dentre os cinco irmãos (a mais idosa com quase 95 anos está com muito vigor.

O jovem não vê necessidade de conservar a saúde, ele a tem, e isto é o que importa. Futuro? Dizem: “o futuro está muito longe, nem sei se vamos chegar lá”. Os dias são ligeiros, os anos passam como a flor. Foi num piscar de olhos que a minha juventude passou. Excetuando o dom de Jesus morrer na cruz para nos dar vida, a saúde é o bem mais precioso que Deus nos deu; infelizmente só damos valor quando a perdemos.

Por que se preocupar com a saúde? Feliz é aquele que tem cãs! Quem não fica velho é porque morreu. Mas o melhor é desfrutar de uma terceira, ou, sexta idade com boa qualidade de vida. O primeiro motivo para se preocupar em manter a saúde é porque você vai ficar velho.

O segundo é porque se não a mantiver você morre antes de envelhecer. Pense jovem, se você ficar com achaques ou problemas que o tornem decrépito, numa cadeira de rodas antes da senilidade.

Além destes argumentos, Deus o criou para ser um exemplo de como conservar o físico, a mente e o emocional sadios. Deus o criou para ser templo divino (1Cor.6:19) e se alguém danificar o seu corpo Deus o destruirá no juízo (1 Cor. 3:16-17). Tudo o que se come, bebe, inspira, e entra pelos órgãos do sentido incapacita ou fortalece física, mental ou moralmente.

O ser humano possui 46 cromossomos, porém a célula masculina (Y) com exatamente a metade (23), vai fecundar a feminina X, também com 23, formando os 46 cromossomos que constituirão o novo ser. Cada cromossomo tem 20 bilhões de informações genéticas (cor dos cabelos, dos olhos, tamanho…). Esses 20 bilhões correspondem, a 2,5 bilhões de livros de 500 páginas (em cada cromossomo humano). Deus fez o homem de modo ”temivelmente maravilhoso” (Sl 139:14 – ed. Inglesa)! Porque destruir o que Deus caprichou para criar?

É através da mente que Deus Se comunica conosco e nós com Ele (Isaias 30:21). Quão importante é que a conservemos sadia, livre de toxinas ou de qualquer coisa que impeça essa comunicação. Portanto, Deus nos orienta a não ingerir bebidas alcoólicas que tirem esse privilégio (Lev. 11; 10:9; Num. 6:3…); por outro lado, é a mente que o Diabo mais estimula o homem a destruir. Com tais bebidas destrói a saúde física e moral, e a família.

Estamos vivendo novo tempo. Não existem mais os campinhos de futebol, o basquete, o voleibol e o atletismo, e os mantidos pelas prefeituras são pouco frequentados pelos jovens que preferem o celular; a segregação antes da reunião familiar, os amigos, as drogas, o sexo e a gravidez precoce.

Menina de 10, 11 anos têm-se engravidado. Quantas crianças sem infância, sem saúde, jogadas nas cracolândias da vida! Como o Deus, que ama os adolescentes e jovens pode suportar a derrocada desta geração?

Por que abandonar esses diabólicos vícios? É porque muitos vão terminar sua vida como esqueletos humanos, com os olhos nos fundos dos ossos, sem autoestima e sem valor para a sociedade, e às vezes, seu paradeiro, ignorado pela própria família. Porque Deus diz: “Alegre-se jovem, na sua mocidade!

Divirta-se no seu íntimo… siga por onde o seu coração mandar, até onde você conseguir; mas saiba que por todas estas coisas Deus o trará a julgamento… tire do coração o que é mau, pois a juventude e o vigor são passageiros”. “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude antes que venham os dias difíceis, quando não encontrará mais prazer em viver” (Eclesiastes 11:9-10; 12:1).

Quão bom é viver saudável, sem dor, com disposição para o trabalho e para a diversão, andar com passos largos, correr! Conserve sua saúde. Viva a vida!

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim, professor de Filosofia, Ética e História. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?