Capivari

Saúde realiza conscientização sobre os riscos da Febre Maculosa

23/10/2017

Saúde realiza conscientização sobre os riscos da Febre Maculosa

2017_10_23_19_febre_maculosa_grande
CAPIVARI | A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, pede que a população fique em alerta com a Febre Maculosa. O município recebeu a informação da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) que identificou áreas de risco para a transmissão da doença em Capivari. Placas alertando a população serão colocadas nestas áreas. A Saúde também mobilizou a equipe de atendimento nas Unidades de Saúde e nos hospitais para atenção redobrada no caso de algum caso suspeito, levando a um diagnóstico rápido e eficiente.

A febre maculosa também conhecida como febre do carrapato, transmitida pela carrapato estrela, é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii após a picada de um carrapato. Geralmente, a febre maculosa é mais comum durante os meses de junho a outubro, pois é quando os carrapatos estão mais ativos, sendo necessário estar em contato com o carrapato entre 6 a 10 horas.

A doença tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

Os principais sintomas de febre maculosa incluem: febre acima de 39ºC e calafrios; dor de cabeça intensa; conjuntivite; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular constante; insônia e dificuldade para descansar; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas; paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

A prevenção da febre maculosa para a população pode ser feita da seguinte forma:

– Utilizar calças, camisolas de manga comprida e sapatos, especialmente quando é necessário estar em locais com grama alta;

– Usar repelentes de insetos, renovando a cada 2 horas ou conforme a necessidade;

– Limpar os arbustos e manter o jardim sem folhas no gramado;

– Verificar todos os dias a presença de carrapatos no corpo ou nos animais domésticos;

– Manter os animais domésticos, como cães e gatos, desinfectados contra pulgas e carrapatos.

No caso de se identificar um carrapato na pele é recomendado ir ao pronto-socorro ou a um posto de saúde para retirá-lo de forma adequada e evitar o surgimento de febre maculosa. Importante relatar ao profissional de saúde (auxiliar enfermagem, enfermeiro ou médico), que foi picado por carrapatos. Esta informação pode facilitar o rápido diagnóstico para a doença, inclusive a utilização de medicação adequada enquanto aguarda-se o resultado do exame.

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária, localizada na Rua João Marchioretto, 78, no Jardim São Marcos ou pelo telefone 3492-1606.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?