CapivariEducação

Secretaria da Educação divulga cronograma de volta às aulas

No próximo dia 19, depois do período de férias, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Capivari devem voltar às aulas. A Secretaria da Educação divulgou o cronograma para o início do segundo semestre, com destaque para a manutenção do sistema remoto, seguindo com retiradas e entregas de atividades ocorrendo semanalmente nas unidades escolares.

Ainda haverá o levantamento do número de alunos que querem e que necessitam de aulas presenciais, visando a melhor aprendizagem dos estudantes.

Para o mês de julho, gestores, professores e funcionários devem cumprir a carga horária integral, inclusive os professores de sala de recursos. Professores ou funcionários com comorbidades, voltam ao trabalho presencial 30 dias após a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Enquanto isso seguem cumprindo obrigatoriamente seu trabalho em regime home office.

Para os estudantes da Educação Infantil e Fundamental I, as retiradas e devolutivas de atividades ocorrem semanalmente nas unidades escolares. Os professores especialistas entregarão as atividades quinzenais e o recebimento e organização das respostas devem ser enviadas pelo Google Forms.

Uma importante novidade será o levantamento do número de alunos que querem e que necessitam de aulas presenciais. A partir disto será criado a organização logística e preparação para o mês de agosto.

Em agosto, a Educação prioriza a atenção aos alunos que precisam de atendimento presencial, deixando claro que a ida à escola só será possível mediante a autorização dos pais. Esse processo será organizado em esquema de plantões previamente agendados de acordo com o horário do professor (para os devidos atendimentos). Os agendamentos deverão ser feitos e comunicados aos pais ou responsáveis e os plantões organizados pelos gestores, de modo que não gere aglomerações.

Cada plantão de aula será escalonado, com tempo mínimo de uma aula e máximo de acordo com a disponibilidade de cada professor.

Sobre os horários das aulas, os professores serão responsáveis por este planejamento, esquematizado cuidadosamente de acordo com cada tipo de atendimento, e grade de aulas, obrigatoriamente, deve possuir: horário de plantões presenciais, plantões online, aulas online e atividades impressas. Todo estudante que for atendido pelo plantão receberá uma merenda adaptada.

O transporte só poderá ser estabelecido com o levantamento dos estudantes que terão a necessidade de usá-lo.

“Lembrando que os protocolos sanitários e de segurança devem ser rigorosamente seguidos”, ressalta a Secretaria da Educação.

Segundo o setor, além das normas habituais, como uso de máscara, distanciamento social, aferição da temperatura e higienização de mesas, bancos, cadeiras e demais objetos escolares, o uso das salas, de seja de aula, dos professores ou administrativas deve ser limitada e pequenos grupos.

Na volta às aulas, também fica proibido toda e qualquer refeição compartilhada dentro do ambiente da escola.

“O novo normal chegou e as escolas não ficariam de fora dessa. Sabemos que todos os professores estão sobrecarregados e inundados de trabalho no sistema home office.

Nosso intuito é fazer com que nossos professores executem suas funções adequadamente em seu horário de trabalho, diminuindo desgastes, por isso utilizaremos de maneira produtiva todos seus horários legais.

O retorno será gradativo, lento e calmo, priorizando a saúde, segurança e vacinas”, explica o Secretário da Educação, Rafael Silveira dos Santos.

Confira na íntegra o plano de transição acessando o link https://tinyurl.com/3bnkjjk3 ou o site da Prefeitura de Capivari. Para dúvidas e mais informações, o telefone da Educação é o (19) 3491-9367.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?