CapivariNotícias

Secretária da Saúde fala sobre ‘Outubro Rosa’ durante sessão ordinária

17/10/2014

Secretária da Saúde fala sobre ‘Outubro Rosa’ durante sessão ordinária

Campanha de prevenção contra o câncer em mulheres foi implantada por Eliane Piai, em 2005
A secretária da Saúde, Eliane Piai, falou sobre a campanha ‘Outubro Rosa’ durante a última sessão ordinária (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
A secretária da Saúde, Eliane Piai, falou sobre a campanha ‘Outubro Rosa’ durante a última sessão ordinária (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI – A secretária da Saúde, Eliane Piai, falou sobre a campanha “Outubro Rosa” durante a última sessão ordinária, na noite de segunda-feira, 13, na Câmara. Apesar de se dizer sem habilidade ao microfone, explicou com clareza as ações realizadas na cidade desde o dia 6, entre elas exames gratuitos de mamografia e papanicolau em todas as unidades de saúde.

“Falar da campanha de prevenção do câncer é, no mínimo, muito prazeroso, porque quem começou esta campanha, em 2005, fui eu. Eu estava na Secretaria da Saúde como coordenadora e não havia no município uma campanha anual de prevenção ao câncer. E eu tive 15 dias pra desenvolver a primeira campanha. Então nós trabalhamos de 1º a 30 de setembro no limite, porque não tínhamos nem estrutura necessária para começar a primeira campanha”, lembra.

Este ano, a 10ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero integra a segunda edição do “Outubro Rosa” em Capivari. O movimento mundial foi instituído no calendário de eventos municipais por meio de um projeto de lei do vereador Bruno Barnabé (PPS), em homenagem à capivariana Jusciane Ferreira, que morreu em 2013 em decorrência do câncer de mama.

“No dia 18 faremos a segunda caminhada do ‘Outubro Rosa’. No ano passado, começamos por sugestão da Jusciane, que era uma paciente nossa de câncer que lutou muito contra isso. E esse ano, infelizmente sem ela, nós vamos dar continuidade na caminhada. É um alerta pra vocês que ajudem, convoquem a população pra participar, pra que entendam a importância disso”, explica Eliane.

A secretária aproveitou a oportunidade para lançar uma pergunta a todas as mulheres da cidade: “quantas vezes você já checou seus seios hoje”? Segundo ela, o diagnóstico precoce oferece 80% de chance de cura. “Parece uma coisa tão comum, tão normal, mas o diagnóstico precoce ainda é o primeiro passo da cura do câncer”, afirma.

Ainda de acordo com Eliane, em 2013 a Secretaria da Saúde realizou 2.440 exames de prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero, dos quais dois casos deram positivo e estão em tratamento. Este ano, os exames já detectaram 12 novos casos. “Nós temos uma estatística boa e eu acho que isso é um ganho pra nossa cidade. É sinal que nosso trabalho de prevenção vem dando resultado.”

Caminhada contra o câncer

Como parte do movimento, neste sábado, 18, às 8h30, acontece a “Caminhada Outubro Rosa”, com saída da Praça Central. Os membros dos projetos “Vamos Correr” e “Caminha Comigo” foram convidados a participar, assim como os integrantes da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC). “E estendemos o convite a toda população, homens e mulheres de todas as idades, porque essa luta é de todos nós”, diz Eliane Piai.

Os participantes da caminhada, que visa divulgar e incentivar a prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero, seguirão pela Rua XV de Novembro até o Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança (Ceamc), no bairro Nova Capi, no qual serão feitas coletas de exames e encaminhamentos de prevenção ao câncer de mama, das 8h ao meio-dia.

No mesmo dia, também pela campanha “Outubro Rosa” e antecipando o “Novembro Azul”, o Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região promoverá uma ação na praça, das 8h às 13h. Haverá corte de cabelo, maquiagem, teste de glicemia, aferição da pressão, palestra de primeiros socorros e prevenção de acidentes, entre outras atividades. O evento em parceria com a Prefeitura de Capivari tem apoio de comércios da cidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?