Região

Secretaria de Desenvolvimento Social lança Programa de Treinamento para Jovem Aprendiz

.

Em busca de constantes cursos para o aperfeiçoamento e aprendizado do jovem no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Elias Fausto lança um projeto inédito para a cidade: Programa de Treinamento para Jovem Aprendiz.

Esse programa consiste em dar oportunidade de estudo e aprimoramento para jovens de 15 a 18 anos, de ambos os sexos. “O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Desde que assumimos a nossa gestão, a secretaria de desenvolvimento social tem realizado um importante papel no que diz respeito ao preparo dos jovens. Um exemplo disso, é que de 2017 até hoje já formamos seis turmas do Time do Emprego”, afirma o prefeito de Elias Fausto Maurício Baroni.

A secretária de desenvolvimento social e a primeira dama Ana Cristina Bittencourt conta que esse projeto faz parte de um escopo de diversas ações da secretaria na cidade. “Temos buscado sempre realizar projetos de capacitação ou geração de renda dentro de nossa secretaria. Quando assumimos a gestão, notamos uma falta de preparo dos jovens. E por isso, o município está com tantos projetos voltados para essa área. E temos tido resultados positivos. Muitos dos jovens formados dentro do Time do Emprego já estão trabalhando em diversas empresas”, afirma Ana Cristina.
Para desenvolver esse projeto, Ana Cristina buscou parcerias. “Refletimos muito sobre esse programa de treinamento e conseguimos duas parcerias para o município. Os jovens vão ter aulas de informática na Eagle School em Elias Fausto e no Educandário em Indaiatuba. Desse jeito, teremos uma formação consistente e vamos conseguir desenvolver diversas habilidades”, explica.

O Programa

Com duração de cinco meses, o programa de treinamento para Jovem Aprendiz será desenvolvido em duas etapas e acontecerá quatro vezes na semana. De segunda e quarta-feira o jovem terá aulas no Educandário em Indaiatuba e de terça e quinta-feira terá aula de informática na Eagle School em Elias Fausto. “A Prefeitura de Elias Fausto vai ceder o transporte para que esses jovens possam estudar no Educandário em Indaiatuba duas vezes por semana. Acreditamos na formação e capacitação para que possam ter um futuro melhor”, afirma Baroni.
Durante a primeira etapa no Educandário, o jovem vai aprender comunicação e expressão, contação de história 1, raciocínio lógico, sexualidade na nossa vida. No entanto, para que o jovem esteja presente na segunda etapa, ele precisa cumprir algumas metas como não ter faltas e estar comprometido com as aulas. Na segunda etapa, o jovem vai aprender contação de história 2, preparação para o mundo do trabalho e terá uma devolutiva individual de todo o projeto. “Nesse momento, o profissionais do Educandário vão conseguir avaliar para qual área o jovem tem melhor desempenho se é área de humanas ou exatas e poderão fazer o encaminhamento desses jovens paras as empresas que já estão cadastradas. O programa será sempre das 14h às 17h, no contra turno escolar. ”, explica Ana Cristina.
Já na Eagle School, os jovens terão noções básicas de informática durante as aulas.

Público Alvo do Programa

Prioritariamente para adolescentes com NIS (Cadastro Único), de 15 a 18 anos, estarem devidamente matriculados instituição de Ensino Médio, na rede pública (municipal/estadual), ou ser bolsista integral da rede privada de Ensino. Ser residente no município de Elias Fausto, ter renda familiar “per capita” (renda mensal total da família dividida pelo número de membros residentes no endereço no mesmo endereço) de até 02 salários mínimo federais, ou um membro da família da mesma residência no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal.

Número de Vagas: 25 jovens de 15 a 18 anos, ambos o sexo.

Cópias dos documentos como:

Folha Resumo do Cadastro Único/ ou Número do NIS;
RG/CPF do Adolescente;
RG/CPF dos Responsáveis (legais);
Comprovante de Endereço atualizado;
Declaração Escolar e Boletim Escolar do Primeiro Semestre;
Declaração de Renda (Cópia da Carteira de trabalho dos membros que trabalham e residem no mesmo endereço).
OBS.: Indispensável a presença do responsável (legal) para realização da inscrição.

Inscrições:

Data: 30 e 31 julho /2018
Horário: das 08:00 às 17:00
Local: Secretaria de Desenvolvimento Social – Rua Coronel Domingo Ferreira, 318 – Centro de Elias Fausto.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?