CapivariSaúde

Secretaria de Saúde de Capivari lança documento para impedir escolha da vacina contra Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

A Secretaria da Saúde de Capivari lançou uma Portaria na manhã desta terça-feira (6), para impedir que moradores escolham qual a fabricante da vacina contra a Covid-19 que vão receber.

Segundo o setor, a medida foi tomada após transtornos serem causados por pessoas que decidiram optar por um imunizante e se recusam a tomar o que está disponível.

“Essa atitude atrapalha o trabalho dos profissionais da saúde, deixa o atendimento mais lento e ainda coloca a vida em risco”, ressalta a Secretaria da Saúde.

De acordo com o documento, assinado pela secretária de Saúde, Vládia Guimarães, as vacinas que a cidade recebe e aplica são seguras, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Ainda de acordo com a Portaria, quem renunciar a vacina por causa do fabricante só poderá ser imunizado após todos os adultos, com 18 anos ou mais, serem imunizados. Se o cidadão que renunciar a vacina não quiser formalizar a desistência, duas testemunhas poderão assinar o termo da negativa para registrar a recusa.

Se mesmo após toda a população com 18 anos ou mais estiver imunizada e o cidadão continuar se recusando a tomar a vacina, a Vigilância Sanitária e o Ministério Público serão informados para possíveis providências.

“Nossos profissionais da saúde estão trabalhando muito para atender a todos, imunizar a população e combater a Pandemia. Não escolha a vacina, todas são seguras e só vamos sair dessa crise quando boa parte da sociedade estiver imunizada”, conclui Vládia.

Capivari já aplicou 29.204 doses, sendo 22.780 vacinas de primeira dose, 5.990 segunda dose e 434 doses únicas. Mais de 50% da população já recebeu a primeira dose ou a dose única contra a Covid-19.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?