Capivari

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida tem reunião com Associação Unidos pelo Autismo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Aconteceu ontem (13), no SIAM, uma reunião entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Associação de Unidos Pelo Autismo, com a Presidente e membros da diretoria.

O encontro pautou-se na apresentação da Associação, nas ações já desenvolvidas pela mesma, e nas necessidades que os autistas possuem hoje.

A Associação Unidos Pelo Autismo iniciou seus trabalhos há alguns anos, mas em julho de 2020 estabeleceu-se como associação. A mesma é formada por um grupo de mães de pessoas com autismo que lutam por seus direitos, tratamentos e orientações quanto a esse tema.

O Autismo é um transtorno que engloba diferentes sinais e sintomas marcados por perturbações do desenvolvimento neurológico prejudicando a capacidade de se comunicar e interagir.

O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente, assim como os “níveis de autismo”, que podem ser classificados como “leve”, “médio” ou “grave”. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, na fala, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos e estereotipados

A avaliação e o diagnóstico “precoce”, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem e desenvolvimento. Perante isso, a Secretária Manuela Maschietto Gonçalves Albini, busca dar todo o aporte necessário.

“O TEA, Transtorno do Espectro Autista, como hoje é nomeado o autismo, deve ser olhado com atenção, respeitando e ofertando as terapias necessárias para o processo de desenvolvimento global do indivíduo com o espectro.

A família tem papel importante neste processo, já que a maior parte do tempo a pessoa com autismo está junto dela. Cada ser humano apresenta suas singularidades e com a pessoa com autismo não se faz diferente.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida está de portas abertas para receber todas as pessoas que apresentem necessidades especiais, visando oferecer para Capivari, uma cidade com mais recursos, acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas com deficiência”, afirmou a secretária.
Conheça a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Capivari foi criada no ano de 2014. No ano de 2018 fundiu-se à Secretaria de Desenvolvimento Social. Nesta gestão, a partir de 01 de janeiro de 2021, a Secretaria conta novamente com uma secretária em sua pasta.

O principal objetivo desta secretaria é de assegurar o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência, atuando na articulação e coordenação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida da cidade de Capivari.

Desenvolver projetos, políticas, diretrizes e ações voltadas à pessoa com deficiência e atender as suas necessidades estão dentro das especificidades da secretaria. Assim é possível oferecer o suporte necessário aos projetos municipais, que envolvam a acessibilidade, o engajamento e a inclusão das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na sociedade, assegurando legalmente seus direitos e garantindo-os.

Alguns projetos, que já estão em andamento, serão mantidos, tais como: a Campanha dos Lacres, Empréstimos de Equipamentos e o Conselho da Pessoa com Deficiência, outros estão por vir no decorrer desta gestão.

A secretaria fica na Avenida Piratininga,797, no bairro Santa Terezinha, atendendo através do telefone 3491-9378.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?