Geral

Seguimento de Jesus

Padre Antonio Carlos D'Elboux

Nos Evangelhos Jesus nos convida a sermos seus seguidores, mas para tanto nos mostra algumas condições de discipulado. Primeiramente, precisamos deixar familiares, amigos e nós mesmos e colocarmos Deus como o mais importante em nossas vidas. Jesus não está nos dizendo para deixarmos de lado nossos pais, nossa esposa, nosso marido, nossos filhos, mas para priorizarmos Deus no relacionamento com eles. O próprio primeiro mandamento fala claro: Amar a Deus sobre todas as coisas. Deus não pode ser quebra-galho ou alguém para quem apelamos somente nas horas difíceis. Ele é o nosso Deus nas vinte e quatro horas de cada dia.
Outra condição para seguir Jesus é assumir a cruz de cada dia, ou seja, enfrentar com garra e coragem os problemas e os desafios diários. Todos temos dificuldades para superarmos. O importante é sermos firmes e corajosos para enfrentarmos agruras do dia-a-dia. Sempre podemos encontrar uma boa solução para os problemas que nos são apresentados. Deus nos dá inteligência para resolvemos as dificuldades. Essas contrariedades é que formam a nossa cruz e Deus não nos dá a cruz maior do que podemos aguentar. Por isso, nada de ficarmos reclamando que nossa cruz é mais pesada que a de nossos vizinhos. Jesus foi auxiliado por Cireneu para carregar a cruz e ele nos ajuda para suportarmos a nossa.
Jesus também nos ensina que para segui-lo, devemos colocar-nos em marcha. Não podemos ficar parados ou pior ainda, sermos peso morto para a família e/ou para a comunidade. Precisamos ir atrás de Jesus. Caminhar com ele para onde ele for. Os caminhos de Jesus devem ser os nossos caminhos. Jesus nunca nos coloca em fria. Ele é sempre o melhor amigo nosso e sempre quer o nosso bem. Ele deu sua vida por amor a nós. Ele não desaponta ninguém. Ele é guia seguro. Ele mesmo se nos apresentou como “Caminho, Verdade e Vida”. O Caminho que devemos percorrer. A Verdade que nos liberta de quaisquer erros. A Vida que plenifica cada um de nós.
Por fim, Jesus nos convida a não nos apegarmos em bem algum, sendo homens e mulheres livres para amá-lo acima de tudo e de todos. Quando a sociedade apregoa que é feliz quem tem bens, deixa-los por amor a Jesus é libertar-nos das amarras que podem nos prender a coisas ou mesmo a pessoas. O importante é que Jesus seja cada vez mais conhecido e amado. Somos servos inúteis e precisamos fazer a nossa parte: Colaborar com o anúncio do Reino de Deus. O importante é colocar-nos por inteiro, com nosso esforço em fazer o melhor que podemos. Jesus sabe nossas limitações e nossa pequenez, mas ele admira e incentiva que nos lancemos com ele para anunciar e testemunhar o seu amor por todas as pessoas, principalmente os pequeninos e abandonados.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?