NotíciasRafard

Segunda edição do ‘Emcena Brasil’ atrai 800 pessoas em Rafard

20/03/2015

Segunda edição do ‘Emcena Brasil’ atrai 800 pessoas em Rafard

Container com tenda adaptada foi palco de atrações culturais gratuitas no sábado, 14, e no domingo, 15, na Avenida Dr. José Soares de Faria
(Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Cia Los Circo Los encerrou o ‘Emcena Brasil’ em Rafard com o espetáculo Versão Brasileira, no domingo (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

RAFARD – A caravana do projeto “Emcena Brasil” esteve na cidade pela segunda vez no último fim de semana, como parte do calendário de eventos em comemoração aos 50 anos de Rafard. Foram dois dias de atrações culturais gratuitas na Avenida Dr. José Soares de Faria, Centro, em um container com tenda adaptada, tudo comandado pela Cia Abaréteatro. O evento teve apoio da Raízen e da Prefeitura.

Teatro, circo, música, oficinas, mamulengos, contações de histórias e sessões de curtas-metragens divertiram adultos e crianças. Segundo Orlando Moreno, um dos fundadores do projeto, as atrações receberam em torno de 800 pessoas nos dois dias. “É um número bom, se compararmos a população existente e a chuva que caiu durante as apresentações”, afirma.

“Em mais uma visita do ‘Emcena Brasil’, nem a chuva conseguiu tirar o brilho das apresentações de teatro, a simpatia dos mamulengos ou o encanto das sessões de cinema. Entre risadas, emoções e aprendizados, o aniversário de 50 anos de Rafard ficou marcado pela celebração da cultura brasileira”, comemora o gerente administrativo da Raízen, Luiz Lucatelli.

A vereadora Daniela Parra (PSDB), porém, lamentou em tribuna a falta de público nos espetáculos, durante a sessão da última terça-feira, 17. “A gente tentou fazer uma divulgação maior, mas infelizmente aqui não se tem a cultura de participar desses eventos”, diz. Ela foi uma das pessoas que lutou pelo retorno dos espetáculos a Rafard desde a primeira edição no município, em junho do ano passado.

“Eu gostaria que, da próxima vez, tivesse mais envolvimento, principalmente dos pais dos alunos, porque eles abordaram muitos temas de projetos que nós trabalhamos nas escolas, como a leitura”, exemplifica. “Então faz falta depois, no decorrer da vida das crianças, participar de eventos desse tipo.”

A Cia Los Circo Los, com os artistas circenses Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri, encerrou o “Emcena” na cidade com o espetáculo Versão Brasileira, na noite de domingo, 15. A atração foi conferida pelo prefeito César Moreira (PMDB) e a esposa Therezinha, pelo vice Carlos Roberto Bueno (PPS) e a esposa Sônia, pelas diretoras de Cultura, Esporte e Turismo, Evani Santos, e de Educação, Rejane Marreto, e pelo coordenador administrativo da Raízen, Unidade Rafard, Lázaro Martins.

Vereadores e moradores de cidades da região, como Capivari, Mombuca e Elias Fausto também assistiram às apresentações. “Para nós, a quantidade nunca foi parâmetro de avaliação. O importante é que as pessoas que foram amaram, elogiaram e se divertiram. Esse é o nosso maior termômetro”, esclarece Orlando Moreno. “Resumindo o que disse uma moradora: ‘a qualidade das apresentações é impressionante, todos são muito bons atores e o som e luz é um show a parte’.”

“E é isso mesmo. O ‘Emcena’ prima por esse tipo de trabalho. E o carinho, a atenção com que todos nos receberam é um caso de amor correspondido”, continua Moreno. “Dá para ver o brilho nos olhos das crianças e a voz embargada quando a gente deixou a cidade. Valeu, Rafard. ‘Inté’ outro dia.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?