CapivariNotíciasRafardRegião

Seis cidades da região tiveram ‘homicídio zero’ em 2013

21/03/2014

Seis cidades da região tiveram ‘homicídio zero’ em 2013

Rafard é uma delas; em Capivari, casos triplicaram e passaram de três para nove

Seis cidades da região de Piracicaba não tiveram homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados em 2013, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Os municípios com “homicídio zero” foram Rafard, Elias Fausto, Águas de São Pedro, Saltinho, Iracemápolis e Ipeúna.

Para o delegado Gillys Scrocca, que responde pela titularidade da delegacia de Polícia de Rafard, quando uma cidade fica um ano sem registrar homicídios, ela pode ser comparada às cidades de primeiro mundo. “Quando falamos em estatística criminal, isso é comum em cidades da Suécia, da Suíça e da Noruega, por exemplo”, explica.

Além disso, duas coisas devem ser consideradas, segundo ele: “de um lado, a passividade da comunidade; do outro, o aspecto positivo pelas metas terem sido atingidas. Isso reflete no trabalho eficaz da polícia”, comenta Scrocca. Ele garante que os números – ou a ausência deles – interferem na alta estima dos policiais, motivando a manutenção das estatísticas e contribuindo, consequentemente, com a segurança da população.

Dentre o grupo, duas cidades estão sem registrar assassinatos pelo menos há dois anos, conforme dados do governo estadual: Águas de São Pedro e Saltinho. As demais registraram um homicídio cada em 2012. Apesar dos dados, outros tipos de violência tiveram alta no ano passado.

Em Águas, por exemplo, os roubos (sem contar os de veículos) cresceram 16,6% de um ano para o outro, passando de seis para sete casos. Os acidentes de trânsito com feridos aumentaram 22%, de nove para 11 entre os dois anos. Os demais tipos de crimes registraram queda ou permaneceram estáveis na estância hidromineral.

Saltinho teve 91 registros de furto em 2013, sendo 11 de veículos. No ano anterior foram 33 (quatro de veículos). Alta também aconteceu com os roubos na cidade. Crimes desta natureza totalizaram 19 ocorrências. Em sete delas os criminosos usaram de violência e roubaram veículos das vítimas.

Já Iracemápolis viu o tráfico de drogas aumentar 64% e chegar a 23 casos em 2013. Os furtos de veículos na cidade cresceram 5,7%, mas em números absolutos a quantidade de furtos foi superior à de ocorrências com entorpecentes, segundo a SSP. Foram 37 carros furtados no ano passado e 35 em 2012.

139 mortes

Enquanto as seis cidades não registraram homicídios dolosos, o mesmo balanço do estado divulgado em janeiro revela que 139 pessoas foram assassinadas em 2013 em 18 cidades da região de Piracicaba, um aumento de 23% em comparação com as 113 vítimas de homicídios dolosos registrados em 2012.

De acordo com o delegado, “é muito difícil prevenir um homicídio, pois a qualquer momento ele pode acontecer, seja numa casa, que são os casos de violência doméstica, no trânsito, por vingança pontual, ou após um jogo de futebol etc.”

Piracicaba teve o maior número de vítimas deste tipo de crime: 58 no ano passado e 48 em 2012, alta de 20,8%. Em Limeira, a SSP contabilizou 25 assassinatos em 2013 e 18 no ano anterior, crescimento de 38,8%.

Em Capivari, os casos triplicaram e passaram de três para nove no período. Santa Bárbara d’Oeste, por sua vez, teve aumento de 69,2% na quantidade de pessoas mortas de forma violenta (22 no ano passado e 13 em 2012).

Com informações do G1

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?