Leondenis Vendramim

Seja iluminado em 2021

A passagem do ano sempre é uma festa auspiciosa. Procura-se agoureiro, adivinho, vidente, cartomante, quiromante a fim prever o futuro. Geralmente esquece-se de consultar Aquele que é o autor do tempo, o Deus que conhece o futuro desde o presente. Futuro é um tempo incógnito, e para muitos pessimistas, um tempo sombrio, até mal pressagioso. Nos festivais ao findar um ano, a alegre contagem regressiva começa com o 10 e termina com o espocar de fogos e de estrelas multicoloridas a brilhar nos céus. Cumprimentos efusivos entre parentes, amigos e namorados!

Deus aproveita essas festas natalinas para fazer os homens mais sensíveis, mais filantropos. Na passagem do ano, felizes parece que os humanos tornam-se mais eufóricos, e desejam revelar o self de seu ego tão radiante.

Realmente os festins de passagem de ano, principalmente para os familiares, são oportunidades de estreitar os laços fraternos, desejar bênçãos aos amigos, mas também de lembrar que mais um ano passou. Estamos mais experientes e consequentemente temos mais responsabilidades. Esse sentimento de ânimo expansivo e toda essa luminosidade duram até que se enfrentem a realidade do cotidiano: a faina, as hostilidades sociais, as mazelas causadas pelas práticas erradias nos dias antecedentes… Todos as sofremos. Todo o folguedo é muito fugaz.

Não devemos ser negativos e antissociais a ponto de achar erradas ou desnecessárias essas comemorações. O homem é um ser social e deve compartilhar as alegrias dentro da moral e do bom senso.

Ao criar o Mundo, diz a Bíblia, que a Terra era um caos, sem forma e vazia, escura, sem vida. Então o Criador disse: Haja luz. E houve luz (Gn. 1:3)! Deus é luz (João 8:12). Não havia nenhum astro, nem luz elétrica. Diz Dr. Marcos De Benedicto que aquela luz era a divina presença (M.M 2016, p. 5). Onde Deus está não há trevas. É a luz que nos permite ver os matizes, desviarmo-nos dos erros e imoralidades, sermos felizes e radiantes. Então Deus criou o céu atmosférico, com sua beleza poética, a vegetação pujante produzindo flores e frutos, as aves canoras e os demais animais sujeitos aos homens criados a posteriori, e por último criou o sábado para que nele os seres humanos pudessem se refestelar. O grande Deus deu vida. “Eu sou a vida” (João 14:6), disse Jesus. Imaginemos o recém-criado Adão ter aulas com o Mestre Deus conviver com animais mansos e afetivos, conhecer o novo Mundo, cuidar e lavrar o jardim do Éden, nomear os animais, colher frutas! Quanta atividade!

Quanta vida! Não há inercia! “Eu vim para dar vida e vida em abundância” (João 10:10). Muitos erroneamente acham que a eternidade dos salvos será uma vida de contemplação passiva estagnada. Lá haverá reuniões no final de cada mês e todos os sábados (Is. 66:23), os salvos lavrarão a terra, construirão casas (Is. 65:21), colherão flores e frutos, haverá muitas atividades. O trabalho não será enfadonha luta contra pragas, não haverá suor, cansaço, e preocupações com intempéries, infertilidades e ferocidade de animais ou de salteadores (Is. 35:1-10).

Em 2021 teremos uma nova chance. O momento é propício para reflexão. Mesmo que você tenha tido vida opaca, envolto em problema econômico, enfermidades, luto, familiar, ou spirituais. Você tem um Deus que o ama e à sua família. Ele quer iluminar sua vida (sugiro ler Is. 43:1-8) Diz De Benedicto: “Deus é pura luz e quer colocar brilho em sua vida… O Criador gosta de pessoas iluminadas” Ibidem.

Caso você tenha perdido o norte de sua vida e sinta-se perdido, lembre-se do seu Deus que diz: “Eu sou o Caminho”. Busque-O. Ele está ao seu dispor. Você se sente entorpecido, sem vida, corroído pela culpa, lembre-se do seu Criador que lhe deu vida e morreu na cruz para resgatá-lo, ainda hoje está intercedendo por você, e deseja dar-lhe vida em abundância. “Quem é como Deus que perdoa as iniquidades… tem prazer na misericórdia.

Eu o amo… sou o seu Deus, não temas” (Miq. 7:18; Is 41:10). Seja entusiasta, comece o ano iluminado, deixe Deus ser a Luz de sua vida e da sua família. Viva efusivamente com seus familiares e amigos, ilumine-os, ame-os e seja amado!

Feliz 2021!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?