NotíciasRafard

Sem recorrer, registro de candidatura de Mauro Savassa (PSDB) é impugnado e votação zerada após as eleições

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que havia rejeitado os embargos em segunda instância da candidatura a prefeito de Mauro César Piffardini Savassa (PSDB) nas eleições 2012, mantendo a decisão do Juiz Cleber de Oliveira Sanches, da 38º Zona Eleitoral de Capivari, tramitou o processo como julgado na sexta-feira (12).
A candidatura de Mauro foi objeto de duas impugnações. A primeira apresentada pelo Ministério Público Eleitoral e a segunda, pela coligação “Compromisso com Rafard” (PSC/PPS/DEM). As impugnações têm o mesmo fundamento: a inelegibilidade do candidato, decorrente da condenação judicial proferida por órgão colegiado em ação de improbidade administrativa.
Segundo a contagem do BU (boletim de urna) Mauro Savassa obteve 851 votos, porém, todos foram zerados – anulados pela Justiça Eleitoral.
O vereador que antes das eleições, havia declarado à reportagem d’O Semanário que já havia providenciado os recursos cabíveis e sua maior expectativa era para com o Tribunal Superior Eleitoral, estranhamente não recorreu ao TSE. “Não tinha expectativa que em são Paulo resolvesse. Como é um processo novo e ainda não tem jurisprudência, tenho convicção de que em Brasília tudo se resolverá rapidamente e de maneira positiva”, declarou por telefone no dia 26 de setembro.
Indagado na terça-feira (16), após o resultado do processo, Mauro Savassa esclareceu: “Optei por não protocolar o recurso no TSE, como já havia perdido as eleições, resolvi não dar continuidade no processo”.

Ficha Limpa
A Lei da Ficha Limpa começou a vigorar nessas eleições, onde o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a legislação é constitucional e que os políticos condenados poderão ter a candidatura barrada e ficam inelegíveis por oito anos.
Há centenas de candidatos com alguma irregularidade. A contagem divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 2 de outubro, mostra que somente no estado de São Paulo foram 117 candidaturas impugnadas e muitos outros processos ainda estão sendo julgados pelo TSE.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?