CapivariNotícias

Semana da Água é celebrada em Capivari com atividades de educação ambiental e limpeza de córrego

Os estudantes da Escola Municipal Professor Augusto Castanho visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA II), acompanhados de professores, nos dias 18 e 19 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Os estudantes da Escola Municipal Professor Augusto Castanho visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA II), acompanhados de professores, nos dias 18 e 19 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Estudantes puderam conhecer o processo de captação, tratamento e distribuição de água, assim como tiveram palestra sobre aquecimento global; córrego Chiquinho Quadros recebeu mutirão de limpeza encerrando a programação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Diretoria de Meio Ambiente de Capivari, com apoio do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), realizou dos dias 18 a 22 de março, a Semana da Água. A programação foi voltada a educação ambiental com alunos dos 6 anos da Escola Municipal Professor Augusto Castanho.

Os estudantes visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA II), acompanhados de professores, nos dias 18 e 19. No local, foram recebidos por funcionários do SAAE, que ofereceram aula prática, na qual os alunos conheceram a mata ciliar no entorno do manancial, e puderam aprender sobre a importância da vegetação para a proteção da água bruta, que é tratada no local.

Logo em seguida, eles conheceram o processo de captação da água e de tratamento, para que a água se torne potável e viável ao consumo. Receberam, ao final da visita, orientações de economia de consumo de água nas rotinas diárias.

“Nossas crianças cuidarão do futuro do planeta, a começar pelas suas casas, onde elas vão semeando os ensinamentos com a família, transmitindo a todos o que aprendem e vivenciam na escola. Ações como estas são muito relevantes para uma sociedade mais participativa e consciente”, diz o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral.

Já nos dias 20 e 21, os alunos participaram de palestras sobre o aquecimento global, preservação de recursos naturais e do planeta, com o diretor de meio ambiente, Sérgio Serrano. Questões como poluição, descarte de lixo doméstico, entre outras, despertaram interesse nos alunos que participaram fazendo perguntas ao final da apresentação.

A aluna Evelyn Hadassa Silva gostou das atividades da semana.

“Gostei de ver como é feito o tratamento da água, os trabalhos de limpeza realizados na cidade e aprender sobre a preservação do meio ambiente”, diz.

Já Leonardo Rodrigues de Jesus achou interessante conhecer o papel das matas ciliares, na Estação de Tratamento de Água.

“Na palestra sobre aquecimento global, gostei de acompanhar como podemos diminuir o impacto causado no planeta. Em casa já tenho o costume de não deixar tudo ligado, para diminuir o consumo de energia”, explicou Leonardo.

A diretora da unidade escolar, Maria Luísa Stipp Nunes, acha importante estas ações educativas para os alunos.

“A escola sempre recebe iniciativas deste tipo, pois os alunos aprendem na prática, o que é ensinado em sala de aula, como na ETA, por exemplo. Eles ficam motivados a aprender,” destaca a diretora.

Para Joceli Angelin, secretário de Desenvolvimento Urbano, a importância da Semana da Água está na conscientização das pessoas, principalmente dos alunos que participaram da programação, sobre o uso deste recurso tão precioso e escasso.

“Entender de onde vem e como cuidar da água é um passo fundamental para que este recurso nunca acabe”, diz.

Dia Mundial da Água

Para encerrar a programação, na sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, foi realizada a limpeza do córrego Chiquinho Quadros e da área verde da Vila Izildinha, durante o período da manhã, onde foram recolhidas muitas garrafas pets, plásticos, entre outros materiais.

O trabalho foi realizado por funcionários da Diretoria de Meio Ambiente, da Defesa Civil, do Tiro de Guerra, com apoio da Guarda Civil de Capivari.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, a educação ambiental é essencial para a qualidade de vida dos habitantes.

“Uma cidade saudável é aquela em que todos trabalham na preservação da natureza, seja de árvores, do solo, das nascentes. Sem água não há vida e evitar desperdícios em nossas casas, no trabalho, e passar isso adiante, é pensar em que planeta estamos deixando para as gerações futuras”, explica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?