Porto Feliz

Semana das Monções reúne diversas atrações em Porto Feliz

Foto: P.H. Baldini

A 64ª Semana das Monções teve início na sexta-feira (04) com a Sessão Solene, realizada no Espaço Cultural Olair Coan. Diversas atrações estão sendo realizadas.

No domingo (06), foi realizado na Igreja Matriz Nossa Sra. Mãe dos Homens, o Encontro Regional de Corais. Participaram os corais: Coro Municipal de Boituva Antônio Brasil Holtz, Coral Canto da Terra de Salto, Coral Vozes Afro de Salto, Coral Vozes Encanto, Coral Infantil e Juvenil Romário Antônio Barbosa e Coral da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Já na segunda-feira (07), na Estação das Artes, aconteceu a apresentação do polo Porto Feliz do Projeto Guri. Durante a noite, o professor e historiador Elton Bruno Ferreira realizou, na EMEF Luiza Carvalho Pires, o lançamento do livro “Sonoridades Caipiras na Cidade”. A obra retrata a produção do escritor, jornalista, folclorista e ativista cultural Cornélio Pires, entre 1929 e 1930.

Na noite de terça-feira (08), na Estação das Artes, foi relançado o livro “A Cidade e o Rio”, de autoria do professor Jonas Soares de Souza. O livro reúne textos de vários autores identificados com a nossa cidade e traz a transcrição de documentos de época e iconografia com referências ao Rio Tietê e Porto Feliz.

Já na quarta-feira, no Parque das Monções, foi iniciada a encenação teatral “Monção, uma procissão de Fé”. A peça tem texto e trilha sonora de Emílio Fontana Filho e a direção é de Laioan Perret. As apresentações serão realizadas até sábado (12), sempre às 20h.

E para encerrar a Semana das Monções, no domingo (13), acontece um grande evento no CEMEX. Às 12 horas tem almoço beneficente em prol das entidades da cidade com apresentações musicais do Projeto Monções, Musical Medida Certa e Michele Alves.

Às 16 horas acontece a apresentação da dupla sertaneja Cezar & Paulinho e às 18hs será a vez da dupla Marcos Paulo & Marcelo. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

“A cidade e o Rio”

O livro “A Cidade e o Rio – Araritaguaba, o Porto Feliz” do Professor Jonas Soares de Souza, que reúne materiais de diversos historiadores do mundo sobre a saga monçoeira, ganhou sua terceira edição durante a 64° Semana das Monções.

A primeira versão foi lançada em 1979 e agora, totalmente reestruturado, voltará a ser discutido em sala de aula e enviado às principais bibliotecas do país.

O novo livro tem 248 páginas com diversas ilustrações e conta com o prefácio publicado por Hélio Damante do jornal O Estado de São Paulo, em outubro de 79.

O livro reúne materiais do professor Jonas, além de textos de Francisco Nardy Filho, Afonso de Taunay, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, entre outros. A edição ficou por conta da Editora Um e revisão de Ana Maria Fiorini.

Procissão de Fé

Acontece até o próximo sábado, a partir das 20h, o espetáculo ao ar livre, que narra a história da saga monçoeira que desbravou e alargou as fronteiras do Brasil de hoje.

De volta ao Parque das Monções, às margens do Rio Tietê, mesmo local, onde segundo registros saíam as expedições. O texto é de Emílio Fontana Filho e direção de Laioan Perret.

Cerca de 100 atores entre profissionais e amadores fazem parte deste, que é um dos maiores espetáculos a céu aberto do país.

O evento faz parte das comemorações dos 326 anos de fundação e 222 de emancipação político-adminstrativa de Porto Feliz.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?