Geral

Sempre o primeiro

denizart fonseca colunista
Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário (Foto: Arquivo)

Existem esposas que sempre colocam o marido em primeiro plano, deixando tudo o mais em segundo lugar, inclusive os filhos.

Outras, ao contrário, tratam muito bem do companheiro nos primeiros tempos do casamento, mas quando chegam os filhos, passam o querido do seu coração para segundo lugar, dando muito mais atenção aos filhos.

Inegavelmente os filhos merecem muito mais cuidados do que o “marmanjo” do marido, muito mais atenção e carinho, maior assistência e dedicação: são indefesos pequeninos, entram na vida com deficiências precisando que a mãe “adivinhe” o que eles querem.

Dê-lhes boa e adequada alimentação, cuidados totais de asseio, fazendo-os dormir nas horas necessárias, protegendo-os em tudo. Nada podem fazer por si mesmos, a não ser chorar aumentando o trabalho materno por sua falta de controle orgânico.

Então, é inevitável que a esposa, agora mãe (às vezes dois, três ou mais pirralhos), lhes dê toda atenção e assistência, ficando o marido, lógica e perfeitamente normal e justo, “sobrando”. Contudo que seja assim, embora “parecendo” que não é assim.

Que jamais seu companheiro, minha prezada amiga, tenha a impressão de que, com a chegada do herdeiro, ele tenha ficado a margem, tornando-se um estranho em sua própria casa. Que jamais ele sinta que está em segundo plano, embora esteja. Que jamais lhe pareça, estar sendo, tratado, por favor, depois das outras pessoas do lar, mesmo sendo seus filhos.

Faça-o sentir que; por mais “intrusos” que hajam aparecido no lar, ele continuará ocupando o primeiro lugar nele e em seu amor.

Isto porque o homem é vaidoso desde criança. Gosta de ser “o mais querido” da mamãe, aquele que recebe maiores atenções, que fala em primeiro lugar e que, consegue as melhores coisas como um pequenino rei doméstico. Essa psicologia ele carrega até o último instante de sua vida terrena. Não é uma virtude da parte dele, estamos de acordo, mas é sua personalidade, ele foi feito assim.

Então, para que não haja perigo de que ele vá procurar em outro lugar um “primeiro lugar”, dê-lhe em seu lar. Recorde-se de que ele é SEU companheiro, sua METADE, é você mesma em outro corpo. Portanto conceda-lhe sempre a primazia, servindo-o primeiro à mesa (embora haja visitas), porque ele é o CHEFE da casa, é SEU chefe, seu dono como seu rei. Isso lhe dará tanta satisfação e íntima felicidade (embora jamais o confesse), que você o prenderá cada vez mais para si. Quem é tratado com carinhosa consideração, ternura e amor, nunca pensará em abandonar o lar: já tendo tudo ali, para que buscar atropelos em outro lugar? (Segue)

CIDADANIA

O que você pode e deve fazer para contribuir com a economia da água durante o BANHO: após se molhar totalmente, feche a água e lave-se. A diferença do gasto é de 132 litros do que deixa o chuveiro sempre aberto O mesmo acontece com ao ESCOVAR os dentes. Deixando a torneira aberta, gastará de 12 a 20 litros por minuto.

DESCARGA

Evitar vazamento pela válvula, apertar e soltar a placa, não a mantendo comprimida. A diferença será de 27 litros por descarga. (Segue)
As calçadas estão precisando urgentemente de uma boa limpeza, com o corte da grama que dá à cidade aspecto de abandono… É isso.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?