DestaquesRafard

Senai retoma aulas práticas presenciais

Em 2021, ainda no final de janeiro, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), na unidade Celso Charuri, de Rafard, retomou as aulas presenciais nos cursos de qualificação para o mercado de trabalho. Por conta da pandemia, desde março do ano passado, haviam sido adotadas as aulas remotas, com conteúdo online.
As primeiras turmas a voltarem às aulas presenciais, foram dos alunos que já estavam em conclusão dos cursos. Depois começaram a retornar os alunos do 1º semestre de 2021, com aulas presenciais desde o dia 18 de fevereiro.

Segundo a instituição, as turmas são limitadas a apenas 30% do número total de alunos, para evitar as aglomerações. Os estudantes têm aulas presenciais durante o conteúdo prático dos cursos, já na formação teórica, continuam sendo adotadas as aulas online. Deste modo, o Senai segue com a formação de profissionais, através do sistema híbrido de ensino, quando parte das aulas são remotas, com os alunos em casa, e parte presenciais.

Para se adaptar à nova realidade, a instituição adotou protocolos de segurança, discutidos num Comitê de Crise, criado para direcionar as ações durante a pandemia. As medidas adotadas seguem as orientações do Plano São Paulo.

Escola Senai Celso Charuri, localizada na avenida Dr. José Soares de Faria, em Rafard (Foto: Divulgação/Senai Rafard)
Escola Senai Celso Charuri, localizada na avenida Dr. José Soares de Faria, em Rafard (Foto: Divulgação/Senai Rafard)

“Adotamos todas as medidas possíveis de segurança para retomar as aulas presenciais, garantindo a formação profissional dos nossos alunos, porém, sem colocar em risco a saúde, seja dos alunos, professores e funcionários”, explica o diretor do Senai de Rafard, Pedro Humberto Contieri.

Ao retornar para as aulas práticas, os alunos encontraram o Senai adaptado com totens de álcool em gel, tapetes de higienização, distribuição de máscaras, com a obrigatoriedade do uso durante toda a permanência nas instalações do prédio, marcas de distanciamento em espaços de uso comum, como refeitório e biblioteca, e o uso de squeeze individual para consumo de água. Estão disponíveis, também, os equipamentos de proteção individual, os EPI’s, para os professores, durante interação com os alunos.

Para Contieri, as ações adotadas durante o cenário da pandemia estão dando resultados positivos. Ele cita, inclusive, que os alunos com baixa renda comprovada, foram amparados com empréstimo de computadores e sinal de Internet disponíveis parta acompanhar as aulas, tudo pensado para que não houvesse perdas no rendimento dos alunos.

“São tempos difíceis, mas o objetivo da capacitação para o mercado de trabalho foi mantido. Com a pandemia, vieram ainda mais desafios para toda a equipe, mas, nós seguimos capacitando bons profissionais, através do Senai”, comenta o diretor.

Medidas de segurança estão sendo cumpridas pela instituição (Foto: Divulgação)
Medidas de segurança estão sendo cumpridas pela instituição (Foto: Divulgação)

Qualificação em tempos de pandemia

Com o corte de milhares de vagas no mercado de trabalho, por conta dos efeitos do coronavírus, muitos profissionais e jovens, ainda na busca do primeiro emprego, viram na pandemia uma oportunidade para se capacitar.

Segundo o Senai, só na unidade de Rafard, que atende alunos também das cidades vizinhas de Capivari e Mombuca, foram mais de mil inscritos nos Cursos de Ensino à Distância, os chamados EAD. São opções de cursos gratuitos que podem ser feitos em casa, com acesso à Internet.

Outro formato de capacitação do Senai que também teve aumento na procura em 2020, foram os cursos livres de qualificação profissional.

“São cursos de 40 a 360 horas, com certificado e com várias áreas de formação. Mesmo com a pandemia, chegamos a 500 matrículas, só nos cursos livres”, explica Pedro Contieri.

Nos cursos de Aprendizagem Industrial, também oferecidos em Rafard, o número de alunos chegou em torno de 270 matriculados, só no ano passado. São ofertadas três modalidades, sendo Eletricista Industrial, Mecânico de Usinagem e Assistente Técnico de Venda.

Para 2021, o Senai se prepara para receber um número ainda maior de profissionais e jovens que buscam a capacitação para o mercado. Para saber sobre inscrições, cursos, bolsas de estudo e capacitações por EAD, é possível acessar as redes sociais da instituição ou também ligar no telefone (19) 3496-7550.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303
Botão Voltar ao topo
Skip to content