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Serasa dá dicas para comerciantes e consumidores

O fim de ano chegou e com ele aumenta a corrida dos consumidores às compras para as festas de Natal e Ano Novo. É o momento em que o comércio aproveita para ampliar suas vendas, considerando que o Natal é a principal data para o varejo.
Os especialistas em soluções antifraudes do Serasa Experian passam algumas dicas para se lidar com esse problema, principalmente nesse período de maior fluxo de pessoas nos centros comerciais das cidades, onde tanto o consumidor quanto o comerciante precisam redobrar os cuidados para não sofrerem prejuízos com fraudes.
Qualquer pessoa que tiver um documento roubado ou perdido, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve registrar um alerta no Serviço de Documentos Roubados da Serasa Experian. O objetivo é prevenir que os dados pessoais sejam utilizados por golpistas.
O registro do extravio de folhas de cheques e documentos (como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor) pode ser feito de maneira prática e segura pela internet, no endereço www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, no número (11) 3373 7272, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

Comerciante
Antes de realizar uma venda a prazo o comerciante deve: 1ª) Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação); 2ª) Verifique inconsistências nos documentos apresentados (Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa), 3ª) Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência; 4ª) Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante; 5ª) Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado; 6ª) Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

Consumidor
Cuidados com os documentos: 1ª) Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto; 2ª) Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas; 3ª) Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone; 4ª) Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer negócios; 5ª) Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios; 6ª) Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões; 7ª) Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança (fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança).

Cheques
1ª) Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais; 2ª) Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas (procure portar apenas as folhas que for precisar no dia); 3ª) Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de outras pessoas; 4ª) Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria; 5ª) Evite deixar espaços em branco; 6ª) Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados; 7ª) Anote as informações da compra no canhoto do talão.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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