Região

Série ‘Meu representante’: Conheça o vereador da sua cidade

Os entrevistados desta edição são os vereadores, todos de primeiro mandato, Pedrinho (Rafard), Marcos Sabino (Capivari) e Roni (Mombuca).

Os três falaram sobre suas expectativas para as melhorias nos municípios e contaram um pouco da história na política, e em projetos sociais.

pedro-reinaldo-rosa-pedrinho-vereador-de-rafard
Pedro Reinaldo Rosa, mais conhecido como Pedrinho, vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rafard

Pedro Reinaldo Rosa, o Pedrinho, tem 42 anos, é casado e trabalha como ajudante agrícola. Foi o vereador mais votado da cidade na última eleição municipal, com 427 votos.

Filiado ao PTB, Pedrinho já foi suplente de vereador em duas ocasiões. Ele é o primeiro vereador portador de deficiência física de Rafard, o que é, inclusive, uma de suas principais bandeiras de atuação no Legislativo.
Pedrinho também é conhecido como Palhaço Picolino, personagem criado através de seu Projeto Social ‘Rafarlhaço’, que já existe há 14 anos.

O trabalho social consiste em visitas a hospitais, que tratam de crianças portadoras de câncer, e também casas de repouso para idosos.

Nos últimos anos, antes da pandemia, o Palhaço Picolino também levava música e alegria nas penitenciárias. Por conta da Covid-19, as ações do projeto estão suspensas, e o maior desejo de Pedrinho é poder retomá-las assim que possível.

Na atuação política, ele acredita que o vereador tem que ser a voz e a visão do povo, buscando sempre resultados para o bem da comunidade. Em suas ações, ele busca a conquista de mais espaço e direitos para as pessoas com deficiência física, através de projetos de lei e indicações ao Executivo.

Para o desenvolvimento de Rafard, o vereador Pedrinho afirma que a geração de emprego é uma das necessidades mais urgentes para o município.

marcos-sabino-fernandes-vereador-capivari
Marcos Sabino, vice-presidente da Câmara de Capivari (Foto: Divulgação)

Capivari

Marcos Sabino Fernandes reside em Capivari há 26 anos, é casado e tem quatro filhos. Está filiado ao Partido Podemos e foi eleito com 314 votos, já na sua primeira candidatura.

Ele trabalha como professor de Capoeira, e, nesta mesma modalidade esportiva, dá aulas gratuitas para crianças de famílias carentes.

Marcos Sabino afirma que é muito ligado ao Esporte, e pretende atuar nesta área em conquistas para o município.

Para ele, a principal necessidade do município de Capivari, é o investimento na Saúde. Ele afirma que é procurado por muitos munícipes que reclamam da falta de médicos e remédios, o que tem se agravado com a pandemia.

Uma de suas ações como vereador, já neste início de mandato, foi a conquista de uma ambulância, através do Partido Podemos, que foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde.

ronivon-vereador-mombuca
Ronivon Pereira, vereador em Mombuca (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

Mombuca

Ronivon Matos Pereira, 37 anos, natural da Bahia, está filiado ao Partido Patriota e foi eleito vereador em Mombuca, após candidatar-se por três vezes. Na última eleição municipal, recebeu 78 votos e chegou ao Legislativo mombucano.

O vereador Roni, como é conhecido na cidade, é casado e tem 3 filhos. Ele reside em Mombuca, no bairro Vila Nova, há 26 anos, e é integrante da Assembléia de Deus do Ministério de Indaiatuba, onde exerce a função de presbítero.

Na visão do vereador, o mais importante, antes de ocupar uma cadeira no Legislativo, é ter em mente que o político, antes de mais nada, também é um munícipe, e deve defender os interesses da população.

Além de seu trabalho semanal, numa siderúrgica, numa cidade vizinha de Mombuca, Roni também desenvolve o Projeto Social Meninos da Vila, que reúne crianças de 6 a 15 anos para a prática de futebol, com aulas gratuitas. É um trabalho voluntário voltado para a formação educacional e incentivo ao esporte para crianças e adolescentes.

Sobre o que acredita ser o mais importante para o município nos tempos atuais, Ronivon falou sobre a Educação, que precisa de atenção especial para projetos que resgatem nas crianças e jovens o interesse pelos estudos, pela família e pela formação profissional.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?