Região

Série ‘Meu representante’: conheça o vereador da sua cidade

Para esta edição, a reportagem do jornal O Semanário preparou o resumo das biografias do vereador pastor Rogério (Rafard), do Zunga (Mombuca) e do Odésio (Capivari).

Os três estão no 1º mandato no Legislativo e falaram sobre suas experiências de vida e visão política. Confira as entrevistas e conheça um pouco mais o vereador da sua cidade.

pastor-rogério-vereador-rafard
Rogério Dias Rodrigues, mais conhecido como Pastor Rogério, vereador de Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rafard

Rogério Dias Rodrigues, o pastor Rogério, é casado, tem 30 anos e tem um filho. Está filiado ao PSL e foi eleito vereador em Rafard, nas Eleições 2020, com 228 votos, em sua segunda tentativa de chegar ao Legislativo rafardense.

Pastor Rogério é rafardense e líder da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Madureira, há 09 anos. Atualmente, na atuação profissional, ele trabalha como administrador de uma construtora, mas também já ocupou o cargo de chefe da Divisão de Trânsito de Rafard, quando fez parte da equipe administrativa da gestão anterior do Governo Municipal.

O vereador rafardense diz sentir grata satisfação por ser um dos representantes da comunidade evangélica no Legislativo de Rafard.

“Sabemos da importância de termos Deus para tomar diversas decisões que podem mudar definitivamente a vida das pessoas”, diz Rogério.

Suas áreas de atuação como vereador, são voltadas à Saúde, principalmente por conta da pandemia, e na vinda de mais empresas para Rafard, visando mais geração de empregos.

vereador-zunga-mombuca
Valdinei de Jesus Almeida, mais conhecido como Zunga (Foto: Divulgação/CMM)

Mombuca

O vereador Valdinei de Jesus Almeida, 38 anos, é natural do Paraná e tem dois filhos. Há mais de 30 anos morando em Mombuca, sua profissão é de barbeiro.

Filiado ao PSDB, Valdinei, mais conhecido como Zunga, foi candidato a vereador pela primeira vez, e já nas Eleições Municipais 2020, conquistou uma das vagas do Legislativo mombucano com 70 votos.

Para o jovem vereador, a atuação no Legislativo deve ser marcada pela fiscalização do Executivo e pela busca de projetos voltados para o bem da comunidade.

Ele define sua atuação de vereador como a mais ampla possível, e afirma que no dia a dia da vereança, é preciso fazer valer a remuneração paga aos membros da Casa de Leis.

“É o povo que paga nossa remuneração como vereador, temos que valorizar cada centavo, com muito trabalho”, diz Valdinei.

A qualidade na Saúde é um dos pontos mais importantes e urgentes na opinião do vereador. Com o cenário da atual pandemia, ele acredita que o Serviço Municipal de Saúde está recebendo, através da Administração Municipal, os investimentos adequados, para um bom atendimento da população.

vereador-odésio-ferraz-capivari
Odésio de Jesus Ferraz, vereador em Capivari (Foto: Divulgação/CMC)

Capivari

Odésio de Jesus Ferraz, 58 anos, é um dos vereadores do Legislativo de Capivari. Capivariano e filiado ao PSDB, ele é pai de duas filhas e é técnico em química aposentado.

Ele já foi candidato a vereador nas Eleições de 1992, mas não chegou a ser eleito. Em 2020, disputou novamente e conquistou a primeira vereança com 562 votos.

Há mais de 40 anos, Odésio é professor de Capoeira, o que também o ajudou a criar projetos sociais para crianças e adolescentes de famílias carentes. “Além da prática da capoeira, os projetos ajudam também na formação educacional dos alunos”, explica ele.

Até hoje, projetos sociais ligados à Capoeira, ainda são liderados pelo vereador, como o “Quintal Cultural de Umbigada”, da dona Marta, o “Mexa-se”, no bairro São João, e as aulas de capoeira em instituições filantrópicas, como a Casa da Criança.

Além das ações sociais, Odésio também é membro da Pastoral da Música, da Igreja Católica e é missionário há seis anos, com visitas às famílias na comunidade.

Para ele, o vereador tem que fiscalizar o Poder Executivo e cobrar melhorias para a cidade, por meio de indicações, ofícios e requerimentos. No atual momento da pandemia, Odésio afirmou que a prioridade no município deve ser o atendimento no Serviço de Saúde, com investimentos urgentes para conter os avanços da Covid-19.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?