DestaquesMombuca

Serviço de Saúde de Mombuca vai aplicar testes da COVID-19 em toda a população

Mais de 2 mil testes estarão disponíveis; moradores mombucanos acima de 60 anos serão os primeiros; toda população será testada

A Diretoria de Saúde de Mombuca vai anunciar nos próximos dias, o cronograma de testes rápidos da Covid-19, disponível para todos os moradores da cidade.

Os testes serão feitos por profissionais da equipe da Diretoria Municipal de Saúde. Serão disponibilizados 2.000 testes, e o morador que quiser passar pela testagem, não precisará de pedido médico.

A iniciativa é uma das primeiras ações do novo Governo de Formiguinha e Maurinho, sob a liderança da Dra. Cristiane Nicolai, nova diretora de Saúde.

Para Formiguinha, a aplicação dos testes é a primeira, entre muitas outras, mudanças na Saúde do município.

prefeito-de-mombuca-formiguinha-e-diretora-de-saúde-cristiane
Prefeito de Mombuca, Formiguinha, e diretora de Saúde, Dra. Cristiane Nicolai (Foto: Matheus Galesi)

“Nos primeiros dias de Governo, já testamos todos os nossos profissionais de Saúde, que desde a pandemia, isso ainda não tinha acontecido. Agora vamos oferecer os testes para a população, e isso é só o começo das nossas novas metas para o Serviço de Saúde de Mombuca”, afirmou.

Indagada sobre a importância dos testes rápidos de Covid, disponível para a população, Cristiane explica que, entre os benefícios desta medida, o resultado dos testes vai dar uma amostragem, bem próxima da realidade, de como está a distribuição dos casos no município.

“Isso vai me dar informações importantes para mapear o vírus em Mombuca, e vamos ter mais ferramentas para agir, caso venha uma onda mais grave do vírus para o município”, explica a médica ao falar sobre a eficácia do mapeamento nas ações de prevenção.

Outro ponto importante, explica a diretora de Saúde, é que os pacientes que já estão com suspeita ou apresentam sintomas do Coronavírus, serão testados mais rápido, e aqueles que possuem o vírus e estão assintomáticos, vão ter conhecimento do resultado de seu exame e vão ser orientados aos cuidados de isolamento.

“A testagem é para antecipar os cuidados de quem está infectado, e planejar as ações de curto e médio prazo no combate ao Coronavírus, aqui em Mombuca”, afirmou.

Como vai funcionar

Nos próximos dias, a Diretoria Municipal de Saúde de Mombuca deve apresentar o cronograma para os testes. Primeiro serão testados os morados com idade a partir de 60 anos e os portadores de doenças, consideradas do grupo de risco.

Depois desta primeira etapa, os testes estarão disponíveis para as demais faixas etárias. O planejamento para iniciar a testagem, como o local, horários, dias e quantidades de testes por semana, ainda está sendo definido.

Os testes são exclusivos para moradores de Mombuca e não são obrigatórios. Ele é feito de forma rápida com uma pequena amostra de sangue e o resultado saí entre 10 a 15 minutos.

Em caso de testes positivos para a Covid, os pacientes serão encaminhados para o atendimento médico, monitoramento e tratamento com o kit Covid. Em Mombuca, o kit, distribuído pelo Serviço Municipal de Saúde, é composto por azitromicima 500 mg, irvermectina, vitamina D e zinco.

Em caso de testes duvidosos, os mesmos serão refeitos com total atenção ao paciente, e aqueles que fizeram os testes e saírem com resultado negativo, mas depois apresentar sintomas de Covid poderão refazer a testagem.

Um posicionamento importante da Diretoria de Saúde de Mombuca é que os testes rápidos, sejam os positivos que serão tratados, e também os negativos, que serão descartados, não isentam os moradores das medidas de segurança e prevenção a Covid-19.

“Os testes não vão eliminar o vírus da cidade. É importante esclarecer que precisamos nos cuidar e fazer a prevenção. Nós vamos juntos vencer a Covid, mas ainda não acabou a pandemia. Cada um precisa fazer a sua parte”, afirmou Cristiane.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303
Botão Voltar ao topo