MombucaNotícias

Serviço de Saúde oferece tratamento para quem quer parar de fumar

10/11/2014

Serviço de Saúde oferece tratamento para quem quer parar de fumar

Medicamentos e adesivos podem ser retirados na Unidade de Saúde; tratamento é gratuito, por meio do SUS, e com acompanhamento médico
Medicamentos e adesivos podem ser retirados na Unidade de Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mombuca)
Medicamentos e adesivos podem ser retirados na Unidade de Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mombuca)

MOMBUCA – O Serviço de Saúde está oferecendo, a partir deste mês, tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. A medicação e os adesivos estão sendo distribuídos na Unidade de Saúde. Para aderir ao tratamento, os fumantes devem passar por avaliação médica e acompanhamento durante todo o processo de medicação. E, a fim de orientar corretamente a população, os profissionais da saúde participarão de treinamento específico em cidades da região.

De acordo com o coordenador de Saúde, Freddy Sanchez, o tratamento é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em três fases. “A primeira é feita com comprimidos para controlar a abstinência. Na segunda fase, são os adesivos dérmicos; e a terceira é com a ingestão de comprimidos mastigáveis de nicotina”, explica Sanchez.

Segundo ele, a nicotina presente no cigarro provoca dependência fisiológica e psicológica. “Por isso é tão difícil parar de fumar. Mas há um caminho de possibilidades e o fumante precisa ter determinação e força de vontade.” Ainda de acordo com Sanchez, o tratamento é gratuito e tem acompanhamento médico (caso o paciente precisasse comprar os medicamentos, gastaria em torno de R$ 80 em cada item).

“É importante aproveitar a oportunidade e não desperdiçar o kit de tratamento, pois é uma medicação considerada de alto custo”, afirma. Com o tratamento para parar de fumar, os pacientes evitarão problemas sérios de saúde como o câncer de pulmão, boca e faringe. Os fumantes também estão na lista dos grupos que sofrem com hipertensão, enfisema pulmonar e envelhecimento precoce. Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Saúde.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?