Geral

Serviço Militar

denizart fonseca colunista
Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário (Foto: Arquivo)

Todo cidadão brasileiro, de perfeita saúde física e mental, atingida a idade prevista em Lei, deve se apresentar ao Departamento de Recrutamento de sua cidade para o Serviço Militar.

No caso da cidade em que reside não comportar Órgão de Instrução Militar (Tiro de Guerra ou Quartel), será dispensado desse dever, devendo participar de Cerimônia onde, prestará diante da Bandeira Nacional, Juramento de defender a Pátria Brasileira, mesmo com o sacrifício da própria vida!

No dia 16 de outubro passado, através do Sr. Antônio Cláudio de Campos, competente funcionário Encarregado do Serviço de Recrutamento Militar em Rafard, fomos convidados pelo 1º. Tenente Gladiston dos Anjos Almeida, mui digno Delegado da 23ª. Del SM da 14ª. Circunscrição de Serviço Militar – 2ª. RM. para participarmos da Cerimônia acima citada.

Em condução cedida pela nossa Prefeitura, tendo como condutor o hábil motorista Rafael Alves, seguimos acompanhados pela também responsável pelo Serviço de Recrutamento Militar em Capivari a Sra. Fernanda Leite.

No centro da cidade, nos dirigimos à sede da 23ª. DSM, sita a rua Marechal Deodoro – 767, sendo recebidos e orientados pelo 1º. Ten. Gladiston ao Salão Nobre, nos apresentando ao Tenente-Coronel Marcelo Yamada Domingues, Chefe da 14ª. Circunscrição do Serviço Militar em Sorocaba, para presidir a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional, a ser prestado por 300 dispensados.

Fomos também apresentados a outros oficiais que participaram do ato.

Após as orientações ministradas aos candidatos pelo 1º. Ten. Gladiston, sobre atitude e gestos antes e durante pronunciamento do Juramento, fomos convidados para à eles nos dirigirmos. Fizemos sucinto comentário sobre a responsabilidade que estariam assumindo perante a Pátria e a sociedade, frisando o despertar do senso de patriotismo, uma vez que embora desejemos a Paz, deveremos estar preparados para o oposto, como já tem acontecido cumprindo o constante em nosso Hino Nacional: “mas se ergues da Justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora, a própria morte”, assim como a frase de Siqueira Campos, um dos “18 do Forte de Copacabana:- “À Pátria tudo devemos oferecer, mesmo a nossa própria vida, sem dela nada exigir!” Aproveitamos a oportunidade para explicar a razão da participação do Brasil na 2ª. Guerra Mundial aos Aliados, enviando à Itália, os Pracinhas (soldados do Exército Brasileiro), e o 1º. Grupo de Aviação de Caça – o “Senta a Púa”, sob o comando do então Ten. Cel. Av. Nero Moura, para nos céus combater os alemães com bombas destruir fortificações e ferrovias inimigas.

A Cerimônia transcorreu com o sucesso previsto, sendo os Certificados de 3ª. Categoria, entregues pelos Oficiais e pelos pais dos rapazes, confirmados por fotos. Encerrado o ato ouvimos também, uma palestra proferida pelo Ten. Cel. Marcelo Yamada Domingues e outros Oficiais, aos Encarregados do Serviço de Recrutamento, sobre Regulamentos e Normas de Segurança do Brasil.

Fomos honrados com a outorga do Diploma de Amigo da 23ª. Delegacia de Serviço Militar, assinado pelo nosso colega e amigo 1º. Tenente Gladiston dos Anjos Almeida.

Em sala anexa, foi servido um excelente lanche, após o qual nos despedimos, reiterando nossa gratidão pelas atenções que nos foram dispensadas, sentindo-nos honrados pelo convite e sempre prontos para participar de novos eventos desse teor. Retornamos a Rafard satisfeitos por mais uma missão cumprida.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?