Capivari

Servidores Públicos de Capivari fazem manifesto por conta de salário atrasado; prefeito diz que ato é político

12/01/2018

Servidores Públicos de Capivari fazem manifesto por conta de salário atrasado; prefeito diz que ato é político

Servidores da Educação manifestam em frente à Prefeitura de Capivari (Foto: Tonny Machado/Raízes FM)

CAPIVARI | Funcionários públicos se reuniram em frente à Prefeitura de Capivari na tarde de quarta-feira, 10, para reivindicarem o pagamento do salário deste mês, que ainda não foi pago pela administração. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e também a Guarda Municipal, que estavam presentes em frente à Prefeitura, cerca de 70 funcionários participaram do movimento.

Na terça-feira, 9, os funcionários também fizeram manifestações. Nas duas ocasiões, foram manifestações pacíficas. Com diversos cartazes pedindo pelo pagamento do salário atrasado, os funcionários querem também que a Prefeitura informe uma data para que o pagamento seja feito.

O oficial de escola Thiago Magalhães Rocha disse que, além de os servidores não terem recebido o salário na segunda-feira, 8, quinto dia útil de janeiro, a Prefeitura não paga em dia desde setembro de 2016. “A gente não recebeu a multa correspondente (aos atrasos) que a lei determina”, afirma.

Em 2 de janeiro, parte dos servidores reclamaram, também em frente à sede do Executivo, o atraso no 13º salário. De acordo com Rocha, a prefeitura quitou o 13º para parte dos trabalhadores.

Por nota, a prefeitura afirmou que o pagamento do salário dos servidores está sendo feito e “será finalizado nos próximos dias, conforme a liberação dos repasses e recursos aguardados”. A administração afirma que atraso é resultado da queda na arrecadação municipal.

Segundo Sandra Rosa, presidente do Sindicato dos Servidores, a manifestação não é só pelo atraso, mas para cobrar que seja estipulada uma data fixa para pagamento dos salários. Já o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, acredita que as manifestações são de cunho político e que “os bons funcionários públicos não participaram”.

“Não existe no estatuto uma definição da data de pagamento, mas já falei com o vereador Eliseu Serrano para definir uma data limite para o pagamento. Lamento porque é puxado por um grupo da oposição, de pessoas que estiveram ligados a partidos políticos. Querem denegrir a imagem da administração. O pagamento do funcionário público é uma prioridade do governo Rodrigo e Vitão”, desabafa Proença.

O prefeito explicou que aguarda recursos que são da Educação, para usar o valor e quitar os débitos com os profissionais do setor. “Entrando o dinheiro do IPVA e dos recursos da Educação vamos quitar com todos”, finaliza.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?