Geral

Sessão solene abre oficialmente Semana das Monções

Acontece neste domingo, 6, a Sessão Solene de abertura oficial da Semana das Monções, às 16h, no Espaço Cultural Olair Coan.
Na ocasião, a Câmara Municipal fará a entrega de títulos de cidadania porto-felicense, além da homenagem ao policial padrão, envolvendo Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiro e Polícia Civil.
Na quarta-feira, 9, às 19h, com participação do grupo de teatro Monções, será feita a Encenação da Chegada da Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens à Freguesia de Araritaguaba. O percurso será do Largo da Penha até Igreja Matriz. Logo após, será celebrada a missa pelos 263 anos da Igreja Matriz.
No sábado, 12, em evento beneficente à APAE, no Porto Feliz Tênis Clube, haverá a escolha da Miss Monções 2013 e, logo após, o baile de coroação.
No domingo, 13, às 8h15, nas ruas centrais as bandas e fanfarras fazem seu desfile. Em seguida, as escolas municipais promovem desfile Conto, Canto e Encanto Com Minha História: Porto Feliz – Terra Das Monções.
No período da noite, às 19h, o grupo de teatro Monções fará apresentação em dois pontos: Praça da São Benedito e Praça Dr. José Sacramento e Silva.
A 58ª Semana das Monções comemora o aniversário de Porto Feliz que faz neste ano 216 anos de emancipação político-administrativa e 320 anos de fundação.

Gestantes
A Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Saúde, implantou na rede municipal mais um importante serviço.
A secretária de Saúde, Rogéria de Paula Gomes, explica que trata-se de um exame com coleta da cultura do estreptococo do grupo B para todas as gestantes a partir de 35ª semana.
Esta bactéria pode ser um agente causador de infecções neonatais podendo levar a óbito. A coleta será realizada em todas as unidades de Saúde de Porto Feliz.

Outubro Rosa
A Secretaria de Saúde promove durante o mês de outubro nas unidades de Porto Feliz palestras sobre a importância dos exames preventivos para detecção precoce no câncer de mama.
O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Saúde na Praça
No sábado, 28, a Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Saúde, promoveu o “Saúde na Praça”, com a atuação das equipes de enfermagem, odontologia, nutricionista e vigilância sanitária e epidemiológica.
A tenda foi montada na Praça Dr. José Sacramento e Silva (Praça da Matriz). O atendimento da equipe de enfermagem e nutricionista focou na promoção da saúde e prevenção de morbidades ocasionadas pelas doenças cardiovasculares e a diabetes Mellitus e hábitos de vida saudável. O total de atendimento foi 185, sendo 98 homens e 87 mulheres.
Com relação aos cuidados odontológicos, a prefeitura orientou sobre escovação, educação e prevenção. O atendimento registrado foi de 49 crianças e quatro adultos.
Os casos de hiperglicemia e hipertensão arterial detectados no local foram encaminhados para que procurem a unidade de saúde para iniciar ou voltar ao tratamento.

Nova loja
Na terça-feira, 1, o Prefeito Levi Rodrigues Vieira recebeu em seu gabinete o gerente da loja Montreal Magazine, Tiago Aparecido Ribeiro. Na ocasião, o prefeito foi informado que uma filial da empresa será inaugurada em novembro deste ano.
A matriz da empresa está localizada em Mogi Guaçu e possui 29 filiais espalhadas pelo estado de São Paulo.
O gerente informou ainda ao prefeito que o empreendimento em Porto Feliz deve gerar 42 empregos diretos e 12 indiretos e atuará nos ramo de roupas e acessórios, cama, mesa e banho.
Tiago entrou em contato ainda com o Posto de Atendimento ao Trabalhador para a análise de currículos cadastrados no setor para o preenchimento das vagas disponíveis na nova loja em Porto Feliz.

Exposição
Aconteceu na terça-feira, 1, a abertura da Exposição “Porto Feliz: Ontem, Hoje e Sempre!”.
A mostra traz fotos disponibilizadas pelo grupo no facebook com o mesmo nome da exposição. Fotos antigas de Porto Feliz do século XX e algumas poucas do final do século XIX.
Há também poesias de alunos da EMEF Cel Esmédio, crônicas de Sônia Belon, uma escultura em metal do artista Veiga e uma pintura artística nos muros da Casa da Cultura pelo artistas plásticos Marcelo dos Santos e Fernando Aragão dos Santos.
O Instituto Sonorum também marcou presença na abertura que contou ainda com a presença do prefeito Levi Rodrigues Vieira, vice-prefeito Miguel Arcanjo de Almeida, do secretário Chefe de Gabinete Arnaldo Ricardo Franco Bueno, da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida, do diretor de Cultura e Esportes, Paulo Rogério Menna, da coordenadora de Cultura Roseli Brugnaro Veronezi, do administrador da Casa da Cultura Elineu Rosa Tomé, do presidente da Câmara Cláudio dos Santos (Marola) e da vereadora Miraci Tuani, além de convidados e demais autoridades.
A exposição segue até o dia 31 de outubro na Casa da Cultura, que fica na Rua Tristão Pires, 123, no centro da cidade. A mostra fica aberta ao público de segunda a sexta das 8h às 16h e aos sábados e domingos das 10h às 15. A entrada é gratuita.

Poupatempo
Porto Feliz recebe nos dias 9, 10 e 11 (quarta, quinta e sexta) deste mês a unidade móvel do Poupatempo.
O atendimento será feito na Praça Dr. José Sacramento e Silva (Praça da Matriz), no horário das 10 às 16h.
Os serviços prestados em Porto Feliz serão: emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), emissão da 1ª via de RG para menor de idade, emissão do cartão CPF e demais serviços eletrônicos, orientação necessária para os demais serviços prestados na unidade.
A vinda da unidade móvel do Poupatempo em Porto Feliz foi uma solicitação do vereador José Luis Ribeiro de Almeida, com apoio da deputada estadual Rita Passos.

Livro
O prefeito Levi Rodrigues recebeu na tarde desta quarta-feira, 2, em seu gabinete o professor Ricardo González Rodríguez.
O professor veio convidar Prefeito Levi para o lançamento de seu livro “Diario de un Escritor”, pela editora Schoba, de Salto.
O evento acontece dia 27 de novembro, às 20h, no Colégio Adventista, no Bairro Bepim.

Drummond
Até o dia 13 de outubro, a Biblioteca Municipal “Dr. Cesário Motta Jr.” promove a exposição sobre o escritor Carlos Drummond de Andrade.
A exposição “Drummond, testemunho da experiência humana” faz parte do Projeto Memória, promovido pela Fundação Banco do Brasil e parceiros, que visa apresentar para população a história e obras de grandes artistas brasileiros. São 16 painéis com imagens e textos do escritor.
A biblioteca municipal fica na Praça “Coronel Eugênio Motta”, nº 86, no centro da cidade. O horário de funcionamento é das 8 às 17h.
O gerente do Banco do Brasil, José Alfredo Schlemm Guedes, apresentou a exposição na Casa da Cultura “Dona Narcisa Stettener Pires” na terça-feira, 1. Na foto, o secretário Chefe de Gabinete Arnaldo Ricardo Franco Bueno, prefeito Levi Rodrigues Vieira, o gerente do BB José Tadeu Bueno Filho, o presidente da Câmara Claudio dos Santos e o gerente do BB, Alfredo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?