jornalosemanario

Setembro Amarelo: campanha é um importante instrumento de conscientização para a prevenção ao suicídio

Campo Bom – RS 16/9/2020 – Segundo Cleusa Nascimento (Bacharel em Psicologia) é importante estar atento aos sinais como o isolamento, depressão, mudanças marcantes de hábitos.

Segundo Cleusa Nascimento (Bacharel em Psicologia) é importante estar atento aos sinais como o isolamento, depressão, mudanças marcantes de hábitos.

A campanha Setembro Amarelo, que ocorre há cinco anos no Brasil, é um importante instrumento de conscientização para a prevenção ao suicídio, que cada vez cresce mais. Até agosto deste ano, foram registrados 400 casos de suicídios em Santa Catarina e 2.678 tentativas. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde apontam que 800 mil pessoas morrem por esta causa.

Com o apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), várias ações são realizadas para alertar a população. Entre as causas do suicídio estão os transtornos mentais como a depressão, bipolaridade e uso de substâncias tóxicas, sem contar que com a pandemia e o isolamento a situação piorou.

Falar sobre ele ainda é tabu, mas precisa deixar de ser, pois a prevenção é única solução efetiva e conversar com quem precisa é necessário. Não somente em setembro, mas sempre.

Segundo Cleusa Nascimento (Bacharel em Psicologia) é importante estar atento aos sinais como o isolamento, depressão, mudanças marcantes de hábitos é muito importante. Aconselhar a procura de ajuda profissional e avisar familiares e amigos de quem mostra estes sinais faz toda a diferença.

O CVV também oferece apoio 24 horas, gratuitamente, pelo telefone 188.

Website: https://www.instagram.com/cleusanf/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?