CapivariNotíciasRafard

Simespi apresenta Pesquisa Salarial e de Benefícios às empresas associadas

O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) realizou, durante o mês de agosto, a apresentação do resultado da Pesquisa Salarial e de Benefícios 2012 às empresas associadas participantes. Patrocinada pela entidade patronal, é um dos serviços oferecidos gratuitamente às associadas desde 1994 e atualizada anualmente.

O consultor Dirceu Giuliano, responsável pelo levantamento dos dados e formulação dos relatórios, comenta as novidades da pesquisa de 2012. “Nesta edição, cada empresa participante recebeu login e senha para acesso à pesquisa por meio do site Tabsal, no qual podem ser emitidos relatórios de tabulação para comparação dos salários das empresas com os mercados, com opções de combinações de relatórios por porte, segmento, categoria de cargos ou empresas selecionadas – no mínimo quatro, para ser mantido o sigilo das informações”, conta. “Esses relatórios ser vem de base para as empresas revisarem suas políticas salariais”, completa.

As empresas de Piracicaba foram divididas por regiões geográficas e respectivos salários médios por categoria – Operacional, Técnico Administrativo e Supervisão. “Com essa classificação, conseguimos obter dados para conhecer os salários médios das categorias de cargos por mercado geral, por porte, por ramo de atividade e por região. É possível ter a noção, por exemplo, de onde estão concentradas as empresas que pagam os melhores salários na cidade”.

Giuliano acrescenta: “fizemos o levantamento dos salários de 138 cargos em 14 cidades circunvizinhas de Piracicaba, num raio de 80 quilômetros, para calcular as médias salariais, por cargos e por cidades, menores ou maiores do que as praticadas na nossa cidade. Também foram incluídas a pesquisa dos benefícios e dados de empresas de autopeças”.

De acordo com o presidente do Simespi, Tarcisio Angelo Mascarim, é de relevada importância oferecer essas informações às empresas associadas. “A Pesquisa Salarial e de Benefícios 2012 acompanha os salários praticados no setor metal-mecânico, em Piracicaba e, agora, na região. É feita anualmente para as empresas se atualizarem quanto ao salário de mercado praticado em cada categoria”.

Saiba mais
Ao todo, 90 empresas associadas ao Simespi participaram da Pesquisa Salarial e de Benefícios 2012, a qual abrangeu mais de 13 mil salários e teve mais de 20 mil funcionários representados no segmento metal-mecânico. Os dados foram levantados pelo consultor Dirceu Giuliano, atuante na área de Administração de Salários há mais de 20 anos. As cidades circunvizinhas participantes são Americana, Campinas, Capivari, Conchal, Cordeirópolis, Hortolândia, Iracemápolis, Leme, Limeira, Nova Odessa, Rafard, Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré, cujas informações foram obtidas por meio do banco de dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, no período de janeiro a maio de 2012. Novas associadas ao Simespi ou empresas associadas que não participaram da pesquisa poderão ter informações do Mercado Geral para cargos específicos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?