Capivari

Sindicato dos Empregados do Comércio apresenta projeto de reflorestamento em área verde no entorno da sede

24/02/2017

Sindicato dos Empregados do Comércio apresenta projeto de reflorestamento em área verde no entorno da sede

Segundo presidente, Márcio Moreira, mais de 2 mil mudas devem ser plantadas

Márcio Moreira apresenta área no entorno da sede que será reflorestada (Foto: Arquivo pessoal)
Márcio Moreira apresenta área no entorno da sede que será reflorestada (Foto: Arquivo pessoal)

CAPIVARI | Após uma série de denúncias nas redes sociais sobre um possível desmatamento da área verde no entorno da sede do Sindicato dos Empregos do Comércio de Capivari e Região, o presidente Márcio Moreira, explicou as ações que estão sendo tomadas no local.
A área de 18.150 metros quadrados foi cedida ao Sindicato em dezembro de 2015, por meio de uma lei aprovada na Câmara de Capivari, que autorizou a concessão do espaço e uso real da área verde, de forma gratuita e sem ônus por dez anos, prorrogáveis por igual período.
O direito de uso do imóvel está atrelado a uma série de responsabilidades, entre elas, o reflorestamento com espécies nativas, investimentos em paisagismo, conservação do ecossistema, manutenção de toda extensão da área verde e o isolamento do local. Caso o Sindicato não cumpra todas as exigências, a concessão pode até ser revogada.
Ao verem a área sendo limpa, inclusive com a retirada de árvores, alguns moradores questionaram a legalidade da ação. No entanto, o Sindicato dos Empregados anunciou esta semana o início do reflorestamento da área verde, localizada às margens do Rio Capivari e próxima ao Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pelegrino (Ronaldão).
De acordo com o engenheiro agrônomo e especialista em gestão ambiental responsável pelo projeto de reflorestamento, Carlos Alberto Schincariol, o terreno continua sendo da Prefeitura de Capivari. Ele explica que toda a documentação protocolada junto aos órgãos competentes, foram solicitados em nome do Executivo, com a ressalva do direito de uso pelo Sindicato. Schincariol afirmou ainda que o projeto tem autorização necessária nos órgãos competentes para ser executado, como Polícia Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
“Esse processo faz parte do reflorestamento determinado pelo Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica (SARE), do Governo do Estado, que recomenda a eliminação de espécies exóticas e o plantio de mudas nativas para que o projeto possa dar andamento”, explica o engenheiro.
Segundo Schincariol, a área está tomada por uma espécie de árvore conhecida como Leucena, considerada praga, que não pertente à flora brasileira e impede que outras espécies nativas se reproduzam. O projeto estima que 2.162 mudas sejam necessárias para fazer o reflorestamento adequado do local. Entre as espécies que serão repostas estão os Ipês, Jacarandás, Perobas, Uvaia, Genipapo e Palmeira-jerivá.
Márcio Moreira reforça que o local é uma área de preservação e que o local não pode ser usado para exploração imobiliária, nem para outro tipo de investimento. Ele garante que o projeto faz parte do trabalho social do Sindicato, e que a população vai notar uma grande diferença quando o reflorestamento terminar.
“Nós vamos cuidar de toda área verde com muita responsabilidade. Diversos crimes já acontecem nessa região por conta da situação em que estava. À noite, o tráfico e o uso de drogas tomavam conta desse pedaço aqui perto da sede do Sindicato. Sem dizer do lixo que era jogado no local, servindo de abrigo e proliferação de mosquitos da dengue. Vamos dar uma nova cara para este local, reduzindo os riscos com a segurança e saúde pública”, conta Moreira.
A arquiteta responsável pelo paisagismo da área verde, Denise Tognin, afirma que o projeto vai criar harmonia e integração entre cidade e meio ambiente. Ela ressalta que o reflorestamento vai ser importante para redução do assoreamento do Rio Capivari e que as novas espécies que serão plantadas na região vão oferecer abrigo e alimento para os animais, preservando o ciclo da natureza.
Em nota, a Prefeitura de Capivari confirmou que a lei prevê uma concessão do direito real do uso da área, e que as ações têm as autorizações necessárias para que possam ser realizadas.

Projeto de reflorestamento prevê também investimentos em paisagismo (Imagens: Divulgação/SECCR)
Projeto de reflorestamento prevê também investimentos em paisagismo (Imagens: Divulgação/SECCR)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?