CapivariNotícias

Solenidade marca Rito de Dedicação da Igreja e 190 anos da Matriz de São João Batista

14/10/2016

Solenidade marca Rito de Dedicação da Igreja e 190 anos da Matriz de São João Batista

Diversos padres e seminaristas da região participaram da solenidade; autoridades e fiéis também marcaram presença
Missa Solene foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, com a presença de diversos padres da região (Foto: Ivanete Cardoso)
Missa Solene foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, com a presença de diversos padres da região (Foto: Ivanete Cardoso)

CAPIVARI | A Igreja Matriz de São João Batista, em Capivari, comemorou seus 190 anos com uma Missa Solene, na última terça-feira, 11. Com a presença do bispo diocesano, Dom Fernando Mason, e do pároco da matriz, Adalton Demarchi, mais de 20 padres da região, seminaristas e autoridades da cidade, participaram, ao lado dos fiéis, do rito comemorativo.
Dom Fernando fez a abertura oficial das portas da Igreja após receber solenemente as chaves. Na comemoração dos 190 anos, foi celebrado o Rito de Dedicação da Igreja e do Altar, que para a comunidade católica significa a Consagração do Templo.
Mason destacou a importância da solenidade para a história do município de Capivari. “Esta igreja tão bonita e tão sublime já estava aqui quando a história desta cidade começou. Aqui é o templo de Deus, onde, ontem e hoje, as pessoas se unem na presença do Senhor. Para a comunidade católica de Capivari e para todos desta cidade, esta Matriz é uma riqueza abençoada por Deus”, afirmou.
As paredes e o altar da Igreja foram incensados e ungidos com óleo santo. Logo depois, as relíquias – pequenos restos dos corpos dos mártires – dos santos Timóteo e Santa Aurélia foram depositadas na frente do altar.
Para o padre Adalto Demarchi, a Dedicação da Igreja e a Festa dos 190 anos representam um sonho realizado. “Ver hoje esta igreja bonita, reformada e iluminada enche o meu coração de alegria. Depois de um longo período de expectativa, podemos dizer juntos que por tudo damos graças a Deus”, afirmou o pároco.
A reforma e restauração da Matriz de São João Batista ainda não terminaram. Na primeira fase, foram feitas as reformas no telhado, nova pintura, novas instalações de som e iluminação, jardim no entorno da igreja, grade de proteção, novo prédio para o serviço paroquial, entre outras melhorias. A próxima fase, segundo Demarchi, prevê a restauração do teto sob o altar e das pinturas e arabescos no interior da igreja.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?