Capivari

Solicitação de reforma para Museu Cesário Motta Júnior é encaminhada

O prefeito interino de Capivari, André Luis Rocha (PSOL), solicitou, com intermédio do vereador Flávio de Castro Carvalho (PSDB), ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a agilização na reforma do prédio que abriga o Museu Municipal Cesário Motta Júnior. A solicitação ocorreu durante a visita do governador ao município no último sábado (26), para oficializar o início das obras na Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306).
De acordo com o secretário de Cultura, Jehoval F. Dias Júnior, as condições físicas do Museu estão em estado de precariedade, o que coloca em risco o acervo histórico e cultural do local. “Encontramos rachaduras, bolor, infiltrações e, com as chuvas, tememos até mesmo o alagamento”, explicou Jehoval. O secretário destacou que o município preparou um laudo dos anos de 2010 e 2012 que será encaminhado ao Governo do Estado com detalhamento da situação atual.
O projeto é elaborado pelo secretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos de Capivari, Ivan Rosatto de Carvalho. Ele ressalta que a solicitação está sendo refeita com cálculo do custo para o restauro. “A fundação e estrutura física do Museu estão comprometidas, como a propriedade pertence ao Estado, estamos pleiteando o financiamento do Governo. Temos uma média de 60 dias para finalizar o projeto e obter o retorno deles”, explicou Ivan.
Entre as reformas previstas para acontecer no local, está a implantação de elevador, que facilite o acesso dos frequentadores, a revitalização do jardim e a climatização do museu. Com as mudanças, há ainda a possibilidade de estabelecer convênio com o Ministério da Educação para viabilizar as visitas de estudantes.
Para o vereador Flávio de Castro Carvalho, o Museu é um patrimônio de alta relevância e a manutenção é primordial. “Queremos implantar uma diversidade de serviços para atender a população. O museu precisa ter um espaço só para ele”, destacou o vereador.

Acervo
Outro fator relevante é a transferência, feita pelo Estado à Capivari em dezembro de 2012, da legalidade do acervo para o município. Antes, o acervo estava na cidade, mas pertencia ao Governo do Estado de São Paulo. A diretora de patrimônio cultural de Capivari, Maria Amélia Ferracciú, comenta que a restauração do Museu irá propiciar o resgate da identidade cultural do munícipe. “O prédio tem grande relevância do ponto de vista arquitetônico. Além disso, esta reforma é tão importante para nós porque ao narrarmos a história dele, narramos também a história de vários tempos, épocas e intenções que ele abrigou”, concluiu Amélia.

Museu
O Museu Histórico e Pedagógico Dr. Cesário Motta Junior foi criado pelo decreto de número 30.324, de 10 de dezembro de 1957, pelo Governo do Estado de São Paulo, sob a direção do governador Jânio Quadros. Com o lema “Preservar a história da cidade e do patrimônio”, Vinicius Stein de Campos, foi quem deu início ao acervo cultural e pedagógico do Museu, com doações feitas pela população capivariana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?