Notícias

SP comemora Dia do Idoso com aumento da expectativa de vida

Em10 anos, expectativa subiu de 71,58 para 75,06 anos

O estado de São Paulo está comemorando o Dia Internacional do Idoso com uma notícia animadora. O aumento na expectativa de vida subiu de 71,58 anos, em 2000 para 75,06, em 2010, representado um acréscimo de 3,48 anos. O número ficou acima da média nacional, que pulou de 70,46 para 73,48, um aumento de 3,02 anos. A pesquisa é inédita e foi realizada pela Fundação Seade/IBGE.
O governador Geraldo Alckmin destacou a importância das políticas públicas voltadas para o idoso na obtenção desses resultados. “Queremos que São Paulo seja o primeiro Estado Amigo do Idoso e para isso lançamos uma série de ações, como a implantação de hospitais de retaguarda, Centros Dia e Centros de Convivência do Idoso, programa Melhor Viagem, carteirinha Melhor Idade Ativa, enfim, ações na área da saúde e do desenvolvimento social que garantem um envelhecimento saudável”, afirmou o governador Alckmin.
A pesquisa foi dividida entre Estado, Região Metropolitana e Interior e por sexo. A categoria masculina apresentou melhores resultados em todas as faixas, um aspecto muito positivo, uma vez que a expectativa de vida das mulheres sempre foi mais alta. O melhor resultado foi para a faixa masculina na Região Metropolitana de São Paulo, passando de 66,16 para 71,47 anos de 2000 para 2010, acréscimo de 5,32 anos. (Veja abaixo a tabela completa)
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo governador Geraldo Alckmin durante o evento de sanção da Lei que cria o Fundo Estadual do Idoso. O Fundo permitirá a arrecadação de recursos para a execução de planos, programas, projetos e ações que garantam a proteção, a defesa e a garantia de direitos dentro do Programa São Paulo Amigo do Idoso.
A aplicação dos valores arrecadados do Fundo será de responsabilidade do Conselho Estadual do Idoso, hoje vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. A captação dos recursos poderá ser feita por incentivo fiscal, mediante a dedução do imposto de renda devido por Pessoas Físicas, no caso com a contribuição de 6% e, Pessoas Jurídicas, com destinação de 1%, com base na Lei Federal nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995.
Geraldo Alckmin assinou também o decreto que permite a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e os municípios, para a construção de Centros Dia para Idosos e Centros de Convivência para Idosos. De acordo com o planejamento estratégico do Programa São Paulo Amigo do Idoso, serão construídos 100 novos Centros Dia e 249 Centros de Convivência.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?