NotíciasRegião

SP vai produzir 2 remédios contra rejeição de transplantes para distribuição no SUS

Transferência de tecnologia para a Furp, laboratório oficial do governo de São Paulo, irá beneficiar 28 mil pacientes em todo o país

A Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório farmacêutico oficial do governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, irá produzir dois medicamentos para tratamento de pacientes submetidos a transplantes com distribuição gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Por meio de parceria com a Novartis, haverá transferência de tecnologia para que a Furp possa fabricar os remédios, beneficiando aproximadamente 28 mil pacientes brasileiros que hoje fazem uso de Micofenolato de Sódio e Everolimo, dois dos medicamentos mais utilizados para evitar a rejeição de rins e coração transplantados.
A expectativa, no entanto, é que novos pacientes sejam beneficiados a cada ano, especialmente no Estado de São Paulo, que responde por cerca de 50% dos transplantes de órgãos realizados no Brasil. De janeiro a setembro deste ano foram realizados 1.026 de rim e 60 de coração no Estado.
Segundo o médico Flávio Vormittag, superintendente da Furp, com a produção pelo laboratório oficial do governo do Estado o país deverá se tornar, em poucos anos, autossuficiente na produção dos dois medicamentos, o que representará economia para os cofres públicos.
“A Furp é hoje o maior fabricante público de remédios do Brasil. Por isso ocupa posição estratégica nas políticas públicas de saúde, e esta parceria será uma grande oportunidade de produzirmos medicamentos de alta tecnologia, o que inegavelmente traz muitos benefícios para a população”, explica Flávio.
Segundo o diretor industrial da Furp, Adivar Cristina, esse foi o passo inicial para a Fundação alcançar um novo patamar tecnológico. “Esta associação é muito importante, pois daremos início a produção de medicamentos de alta complexidade”, explica.
A parceria tem duração prevista de três a cinco anos, tempo para que a transferência da tecnologia esteja finalizada. O acordo ainda prevê a inclusão da transferência de tecnologia para uma variação do Everolimo adequada para o tratamento de três tipos de tumores: neuroendócrino, tumor cerebral infantil SEGA e câncer renal.
O início do processo de operação e transferência de tecnologia se dará a partir de 2013 e já em 2014 os primeiros lotes dos medicamentos poderão ser fornecidos ao Ministério da Saúde para distribuição à população.
O Ministério necessita atualmente de 259,8 mil unidades de Everolimo por ano, além de 28,8 milhões de comprimidos de micofenolato de sódio.

Dose Certa – mais de 20 bilhões de medicamentos
Mais de 20 bilhões de unidades farmacêuticas distribuídas para a população paulista. Esta é a marca histórica que o Programa Dose Certa, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo desde 1995, acaba de alcançar. Cada unidade farmacêutica representa um comprimido, cápsula, frasco, bisnaga ou ampola.
O programa consiste no fornecimento de 69 tipos de medicamentos para aproximadamente 600 municípios paulistas, sendo que a maior parte é produzida pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório farmacêutico do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. A Fundação também é responsável por todas as atividades operacionais de logística.
Somente em 2011 foram distribuídas 1,47 bilhões de unidades farmacêuticas. O número total nesses 17 anos de existência do programa atingiu a marca de 20.147.449.251 unidades (dados até agosto/2012).
Entre os medicamentos distribuídos estão analgésicos, antitérmicos, antibióticos, anti-inflamatórios, vitaminas, dermatológicos e medicamentos para tratamento da hipertensão, diabetes, saúde mental e saúde da mulher. A dispensação é realizada pelas Unidades Básicas de Saúde municipais, que são porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o gerente de vendas da Furp, Valmir Lima, a distribuição dos medicamentos para todo o Estado é realizada com base em programação de demanda e cronograma de atividades pactuadas com os municípios, após a elaboração de um cronograma extremamente detalhado, alinhado com a área da expedição da Fundação.
“Dessa forma garantimos que os medicamentos estejam disponíveis e dentro do prazo para o usuário final”, explica.
A seleção de medicamentos é o resultado da avaliação dos técnicos das secretarias de Saúde do Estado e dos municípios e da Furp. São obedecidos critérios de essencialidade para o uso em unidades básicas tendo, como referência, a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e as normas pactuadas nacionalmente.
O superintendente da Furp, Flávio Vormittag, ressalta que esta marca reforça ainda mais a missão da Fundação que é participar das ações de assistência farmacêutica do SUS para melhoria da qualidade de vida da população.
“Esta conquista nos mantém como um dos maiores laboratórios farmacêuticos públicos da América Latina”, finaliza Vormittag.
Com 38 anos de existência, a Furp dedica-se ao desenvolvimento, produção e distribuição de produtos para melhoria da qualidade de vida da população. O elenco da Furp é composto por mais de 70 produtos, entre antibióticos, antirretrovirais, anti-hipertensivos, dermatológicos, imunossupressor, diuréticos e medicamentos para transplantados e controle do diabetes. Também produz medicamentos para tratamento de transtornos mentais, Tuberculose e Hanseníase, entre outros.
A Furp atua em mais de três mil cidades brasileiras, com cerca de seis mil clientes cadastrados, entre secretarias estaduais de saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações. O laboratório também administra 18 unidades “Farmácia Dose Certa”, responsáveis por ampliar o acesso da população do município de São Paulo aos medicamentos do Programa Dose Certa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?