Opinião

Suíça: Pequena, mas incrível

28/11/2014

Suíça: Pequena, mas incrível

Vista a 300 km dos alpes suíços (Foto: Nildo Souza/Creative Commons)
Vista a 300 km dos alpes suíços (Foto: Nildo Souza/Creative Commons)

Artigo | Aline Pinheiro*

A Suíça é um país pequeno, mas totalmente imperdível. Lá se falam quatro línguas: alemão, francês, italiano e inglês. Há muitas cidades lindas como Zurique, Lucerna, Berna, Interlaken, Zermatt e Genebra. Mas os passeios em Trem Cênico, a visita aos Alpes (a partir de Interlaken, Zermatt ou Lucerna) e conhecer a parte italiana da Suíça – Bellinzona e Lugano – são os que eu recomendo.

Não existe melhor época para ir. Tudo depende da atividade que você irá realizar. Mas aconselho ir na primavera: As cidades estão floridas, o clima está agradável, pode-se passear pelas ruas das cidades, há neve nos alpes (nos mais altos) e fica mais fácil caminhar pelas ruas. Os centros históricos das cidades suíças, grandes ou pequenas, não permitem a passagem de carros. Por isso, prepare-se para caminhar e leve o carrinho de bebê do seu filhote.

Se você for viajar utilizando trem leve pouca bagagem, pois você vai ter que carregar e a maioria das estações têm escadas e degraus, e os trens têm poucos lugares para guardar a bagagem. Além da locomoção da estação de trem até o hotel ficar mais fácil.

Aproveite a malha ferroviária que a Suíça oferece para curtir as mais lindas paisagens como campos, lagos e montanha. As estradas não passam por estes lugares. Quando estiver por lá, aproveite o domingo para descansar já que o comércio não funciona.

(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?