O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou a avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2024, e o resultado revela um desempenho preocupante em oito cidades da região de Piracicaba. Entre elas, Elias Fausto, Mombuca, Rafard e Rio das Pedras receberam a pior classificação, com nota “C” (baixo nível de adequação).
O IEGM é uma ferramenta que avalia a qualidade da administração municipal por meio de sete indicadores temáticos: planejamento, cenário fiscal, educação, saúde, meio ambiente, proteção dos cidadãos e tecnologia. As cidades podem ser classificadas em cinco categorias: “A” (altamente efetiva), “B+” (muito efetiva), “B” (efetiva), “C+” (em fase de adequação) e “C” (baixo nível de adequação).
Nenhuma cidade do estado obteve a classificação “A” neste ano. No caso de Rafard, os números mostram uma queda gradativa na qualidade da gestão. Entre 2015 e 2017, o município possuía classificação “B+” (muito efetiva). No entanto, a partir de 2018, caiu para “C+” e, desde 2022, figura entre os municípios com nota “C”.
Leia também:
- Base da Polícia Militar Rodoviária de Capivari é reaberta e volta a operar 24 horas
- Boato sobre casos de Covid e pedido de doações falsas circula em Capivari
Em contrapartida, Capivari apresentou avanços nos últimos anos. A cidade, que em 2021 estava na classificação “C”, avançou para “C+” em 2022 e 2023 e, neste ano, alcançou a categoria “B” (efetiva), mostrando uma melhora na gestão municipal.
Região
Na série histórica, os dados apontam que há dez anos nenhuma prefeitura da região havia recebido a classificação mais baixa. Em 2014, por exemplo, 17 administrações municipais eram consideradas “muito efetivas” ou “efetivas”.
Os resultados do IEGM de 2024 levantam alertas sobre a qualidade da gestão pública em diversas cidades da região e podem influenciar decisões políticas e administrativas nos próximos anos. O Tribunal de Contas reforça que o objetivo do índice é auxiliar na melhoria da eficiência das prefeituras, apontando áreas que precisam de ajustes e investimentos.